Faz algum tempo que não posto, mas essa dica pode ajudar muito você.

O Access da Microsoft é muito amigável ao usuário final. Eu mesmo fui alguém que fui introduzido a lógica de 'como sql e bancos de dados funcionam' nos meus primórdios de programação ao usar o Access para fazer algum banco de dados extremamente util em algum tempo remoto. Para quem é fã do mundo livre, tem-se o Openoffice/BrOffice Base, que faz basicamente o mesmo, mas... não tão amigável, ou não se você está viciado no modo Windons de ver a vida. Porém você que sabe programação, em especial para a Web, ou até mesmo você leigo que está ai perdido procurando algo aparentemente simples, eu vou dar uma ajuda.

O Openoffice/BrOffice também trabalha com SQL padrão. Logo, consultas, mesmo as bem complexas, muito provavelmente funcionarão também no seu banco de dados local. Se você está a muito tempo procurando como fazer algo usando esses programas, quem sabe pare um pouco e google como fazer isso em SQL padrão.

Para editar em SQL padrão, basta que na hora de criar a consulta, você ou clica com direito em uma consulta criada previamente e a edita em SQL, ou opta por algo do gênero "Criar consulta pelo editor de SQL", e imedatamente passa a editar a tal consulta como faria via SQL mesmo.

Exemplo mais prático. Um conhecido meu agora a pouco devia estar a algo como umas duas horas tentando fazer um campo na consulta que era basicamente a soma de dois outros campos, Estava mais ou menos indo pelo caminho certo, no tal 'editor visual de SQL for dummies' do Base. Quando eu vi que ele realmente não estava conseguindo, dizendo que todas as pesquisas que fazia pelo broffice base para "campo calculado" não retornava uma resposta prática, eu fui na tal consulta e fiz algo parecido com o seguinte:

SELECT id, produto, ("quantidade" * "preco") AS total FROM vendas

E o retorno era basicamente o id, o produto e o total as vendas. Para quem realmente não sabe de SQL, note que o AS simplesmente retorna o a multiplicação de quantidade e preço, i.e. é um alias. Subqueryes, por exemplo, funcionam também sem problemas

Outra dica de ouro para quem costuma fazer comandos SQLs fodasticos, e que o melhor, é totalmente gratuito, e disponível tanto para linux como para windons: MySQL Query Browser, cuja versão atual pode ser baixada em http://dev.mysql.com/downloads/workbench/5.2.html.

PS: Dedico esse post ao Leonaddo P.K., e creio que agora quando procurar novamente por "campo calculado broffice base", vai aparecer uma solução :D

comments powered by Disqus