Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Google LogoEste é um post curto, apenas pra citar (ou eu me lembrar mais tarde) que este blog hoje tem na index Pagerank 6, e boa parte de outras URLs mais acessadas estão com pagerank 4.

Este blog é relativamente novo, o domínio foi comprado em 23 de Junho de 2009, e em seis meses consegui chegar ao pagerank 6. Sim, hoje em dia pagerank não é mais como nos 'velhos tempos', como eu mesmo comentei no post sobre este blog ter conseguido pagerank 5 em duas semanas 'se puxando' pra melhorar o PR, porém de qualquer forma, na prática, pra maior parte das dos termos ou junções de termos que eu quis otimizar este site para aparecer na primeira página do google, foi possível. Talvez a maior exceção é pesquisas por 'joomla', mas é bem compreensível visto que a maioria absoluta de todos os outros sites tem 'joomla' no nome do domínio.

Como conseguir isso?

Conteúdo relevante

Na minha opinião, creio que seja, em especial, conteúdo relevante. Não necessariamente 'fazer o que todo mundo faz e que todo mundo sabe que dá certo', mas arriscar outros campos. Existem muito mais blogs e sites voltados a usuários finais joomla, até porque existem mais usuários finais do que desenvolvedores joomla, porém partir pra campos menos explorados, mesmo que o número de visitas no seu site seja menor, pode ser uma ótima alternativa na blogosfera. E tem mais: ser original e não apenas copiratear conteúdo dos outros, e entupir o próprio blog só com postagens diárias não necessariamente parece ser uma fonte de sucesso garantido.

Este post está no id 71, e certamente tive menos postagens publicadas do que estas visto que algumas ainda estão por serem terminadas, o que dá uma ideia de que mesmo sem postar demais, ainda assim é possível conseguir alguma coisa no google.

Respeitar descrição

Algo que todos os posts (talvez não todos :) desse blog respeitam é que cada um deles tem uma descrição criada a dedo. Essa descrição é curta, e em geral aparece como comentário no google abaixo da URL quando alguém pesquisa. Essa descrição não foi gerada por um plugin qualquer do Joomla

Respeitar palavras-chave

Da mesma forma que as descrições, os posts tem cada um palavras chaves relevantes ao texto. Tais palavras aparecem realmente no texto e são pertinentes a ele, isto é, não são tão fora de contexto só para ganhar mais usuários ao site. Usuários desde blog chegam nele porque queriam alguma informação que tem nele, não foram 'enganados'. Estas palavras chaves, aliás, não são as mesmas do resto do blog: cada post tem suas respectivas.

As URLs

Meu post anterior discute isso, e vale a pena você ler: URLs bonitas sem extensões: o core Joomla ao seu favor. Importante dizer que as urls foram feitas 'no braço', sem ajudas de extensões, e nem por isso a SEO deste blog foi prejudicada. Ou seja, o core do joomla, bem usado, faz sim milagres.

Sistema de tags

Infelizmente o Joomla não tem um sistema de tags nativo. Creio que foi a unica extensão que uso para dar uma ajudada na SEO e, em especial, facilitar a catalogação de informação por um meio diferente do que menus. Veja todas as tags desde blog.

Referência de outros sites

Ok, eu fui meio desleixado e não publiquei esse site tanto quando eu publico nos sites dos meus clientes espalhando pelos diretórios de pesquisa por aí. Mesmo assim, ao colocar o link no rodapé da assinatura do meu usuário no fórum oficial Joomla, aonde o conteúdo discutido é semelhante ao deste blog, isso certamente deu uma ajuda ao fititnt.org. Outro lugar que eu em especial usei ao meu favor, foi o twitter. Ou seja, mesmo sem 'vender minha alma' por aí, nem por isso o blog saiu perdendo tanto assim, embora com alguma ajuda a mais poderia ser melhor. Ou seja, mesmo que não se tenha muitos domínios apontando para seu site, os que apontam terem conteúdo semelhante, e terem também seu bom PR, fazem diferença.

Considerações finais

Certamente outros pontos ajudaram esse blog a terem um bom desempenho, mas os que citei aqui, na minha opinião, foram os mais pertinentes, em especial relativo ao conteúdo em sí, e não apenas esperar que um site vazio ou que só copia o de outros, só com técnicas de SEO tenha lá algum sucesso garantido e por isso se baste.

 

URL reduzida: http://goo.gl/D1Rh

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid