Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Como cheguei a pagerank 5 em apenas duas semanasAgora eu realmente achei estranho. Recentemente no twitter tinha até comentado que tinha reparado que no meu próprio site há uma ou duas semanas no máximo, eu tinha pagerank zero. Page rank 3 tá legal naquelas, dois a gente começa a a ficar preocupado, o 1 é fim de carreira mas zero é na index é fim de carreira. Mas o estranho é que apesar de pagerank 0, por pelo menos nas palavras-chaves em que eu estava interessado, meu site no google estava bem, o que me leva realmente a levar em consideração que cada vez mais o pagerank esta valendo menos do que antigamente.

Curiosidade para desatentos, para os que postam muito em fóruns da área de Joomla como no fórum oficial, o simples fato de adicionar um link para um site do mesmo assunto na área faz uma diferença. Na epoca que meu site ainda estava em fititnt.webdesign.eng.br, eu não fiz qualquer outro tipo de promoção, só coloquei o link na minha assinatura para meu blog da época. Duas semanas depois estava PR3 e não tão mal assim para palavras do mundo joomleiro. Outros do fórum oficial como Ronildo e o Daniel Corrêia certamente devem ter experienciado algo parecido. Não sei como anda agora, mas viajando um pouco mais, não é dificil imaginar que qualquer um dos mais ativos na comunidade conseguiria turbinar muito rapido e com pouco esforço qualquer site novo que fossem fazer. De certa forma isso é um estímulo para qualquer joomleiro que até o google te ama se você ajudar outras pessoas em fórums. E para quem ainda não participa, não custa nada iniciar e fazer parte do pessoal que interage no fórum oficial.

Alguns mestres em SEO devem concordar comigo que, pelo menos antigamente, pagerank era MUITO importante pra ser quase determinante sobre a pesquisa. Mesmo que um site qualquer fosse bem otimizado para uma palavra qualquer, se um outro 'não tão otimizado assim' tivesse PR 1 ou 2 a mais, o outro tinha tendência de aparecer na frente, privilegiando grandes sites com domínios antigos.

Tempo vai tempo vem, isso veio mudando. Mas o que aconteceu com esse blog pelo menos me surpreendeu.

Google Pagerank não importa mais!

O pagerank 'elouqueceu'. O Google simplesmente parece estar deixando claro que não quer mais deixar esse fator tão importante como deixava antigamente e, provavelmente para desespero de quem trabalha com SEO para venda e talvez assine contrato baseado em números, o começo de um problema. E anda rolando uns boatos de que o Google pode simplesmente parar de mostrar o PR de qualquer site.

Creio que desenvolvedores web teram de rever seu conceito. Morreu a era em que se podia dizer 'meu site é PR tal' e nasce uma mais complexa 'meu site aparece na primeira página para as palavras balde azul'


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid