Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Há algum tempo que estava usando um plugin de terceiro hackiado para poder, pelo menos, validar em HTML5 e CSS3 este site, e resolvi parar e fazer um especifico pra isso. Mais do que 'apenas validar', realmente parei para tentar ser o mais minimalista possível, evitando ao máximo CSS e Javascripts inlines e, não por acaso são comuns em algumas extensões Joomla: desenvolver algo de modo mais refinado obrigatoriamente vai tomar mais tempo de desenvolvimento e de testes.

A versão para download que estou disponibilizando , nesse momento, é o plg_socializeme-1.0beta2. Recomendo que fique atento a a página oficial dessa extensão, que é http://www.fititnt.org/socializeme.html, para versões mais atuais ou mesmo manuais de uso.

Procurando respeitar minha própria politica de versionamento, esta versão que libero agora é beta porque tenderá a mudar, em especial a questão do CSS. Por não lidar com dados sensíveis, que, aliás, são armazenados em servidores padrões do Google, Twitter e Facebook, é perfeitamente viável você trocar esta por extensões semelhantes.

Alguns dados pertinentes:

  • HTML5 e CSS3 valida.
  • Testada nos navegadores Firefox 4, Internet Explorer 9, Opera 11.5, Safari 5 (em Win7), sem aparentes problemas de visuais ou de funcionamento.
  • Por enquanto, os botões de tamanho grande, e com contagem, foram melhor testados. Embora no momento o plugin permita que você use os botões pequenos, se quiser usar essa funcionalidade terá de alterar o CSS, preferencialmente no seu próprio template.
  • No Internet Explorer 8 e 7 (IE9 no modo compatibilidade), no momento exibe borda no iframe para o botão do Facebook. Não resolvido até o momento por não validar em HTML5 e CSS3. No IE7 o botão do Google Plus não é exibido. Será resolvido em breve.
  • Todos os CSSs e Javascripts incluidos podem ser removidos por configurações na área administrativa. Ótimo para quem quer otimizar ao máximo o carregamento do seu site.

Caso tenha sugestões de melhorias, reportar bugs ou precise de alguma ajuda, entre em contato comigo pelo meu twitter: @fititnt.


Parte dessa empreitada em liberar publicamente algumas extensões são em função do JoomlaDayBrasil. Aliás, fica meu convite a quem tiver interesse nas propostas de palestras que fiz, que podem ser vistas em http://www.joomladaybrasil.org/2011/blog/emerson-rocha-luiz.html e votadas em http://www.joomladaybrasil.org/2011/votacao-da-chamada-de-trabalhos.html.

Se quiser ver parte do que estaria por vir, acompanhe o código fonte desse e de outras extensões que irei liberar nos proximas semanas  no meu GitHub, em https://github.com/fititnt.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid