Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Este é a terceira extensão da série de algumas que estou liberando publicamente. Assim como as anteriores, mais do que procurar fazer algo amigável ao usuário final, procuro em especial cuidar a qualidade do código gerado, além de questões envolvendo performance. E esta é outro exemplo que você deveria ter algum conhecimento prévio para usar, ainda que ela, de fato, possa simplificar algumas de suas rotinas.

A ideia deste módulo é ajudar aqueles que precisam exibir dados de uma tabela Joomla! sem a necessidade de instalar um extensão mais complexa, ou mesmo um CCK, quando não são extremamente necessárias. Em poucas palavras, ele permite que você monte uma consulta SQL, e defina quais dados serão exibidos na forma de uma tabela, cujos os estilos também podem ser controlados via parâmetros no módulo. E cada instância dele pode exibir uma nova tabela, com novos parametros. Não raro vejo que alguns usuários finals, ou mesmo clientes que já prestei consultoria, acabam usando uma extensão grande para algo mais simples. Quem já usou o Comunity Builder meramente para adicionar mais dados no formulário de cadastro não me deixa mentir a respeito.

Caracretisticas pertinentes

  • Dois modos de querie: Passo a Passo e o Querie pura;
  • Permite adição de código HTML/CSS/Javascript antes e depois da tabela.
  • Permite que sobreponha o layout base ou crie novos completamente seus, ao adicionar os arquivos em /templates/seutema/html/exemplo.php
  • Possibilidade de traduzir o cabeçalho de sua tabela caso habilite a função e adicione as strings traduzidas arquivos de linguagem do módulo.
  • Possibilidade de adicionar um link com dados dinâmicos da tabela.
  • Possibilidade de usar na querie variáveis locais, como o id do usuário autenticado.
  • Não gera CSS ou javascript inline, e incentiva que você ou use classes já existentes no seu template, ou crie as suas.
  • Gera uma tabela que usa tags thead, tbody e tfoot.
  • Exibe uma saida que é validada em HTML4/4, e CSS2/3.

Demonstração

No momento, apenas em http://www.fititnt.org/simpletable.html. Em breve atualizarei com outros exemplos.

Download

A página de download, e demais informações acerca desta extensão podem ser obtidas no endereço http://www.fititnt.org/simpletable.html.

 

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid