Este artigo contém um screencast de 43min58s sobre um projeto com SASS, Compass e SMACSS (Scalable and Modular Architecture for CSS) em projeto HTML responsivo. Recomendo tanto para quem quer fazer seu próprio framework frontend, como para aqueles que querem compreender melhor frameworks existentes em vez de "só sair usando".

Este screencast faz parte de uma coleção

Este screencast fez parte de um treinamento presencial em Porto Alegre de 21 de julho de 2012, gravado enquanto outros profissionais acompanhavam eventualmente interagiam. Ainda que o código fonte e o suporte tenha fora apenas para os participantes, partes dos vídeos deste treinamento específico libero para acesso público.

Os vídeos da série são: Screencast de visão geral sobre SASS e Compass (7min20s), Screencast de visão geral de SMACSS (13min32s) e Estudo de caso de SASS, Compass e SMACSS em projeto HTML responsivo (43min58s)

Screencast

No treinamento, o exemplo usado foi criado do zero com algumas pequenas ajudas com Compass e serviu como prova de conceito. Diferente do que aconteceria se usasse frameworks como Twitter Boostrap ou Zurb Foundation, com ajuda de SASS é possível criar código CSS extremamente minimalista e ainda assim manutenível, contento única e exclusivamente apenas o que você quer no seu projeto. Não abordei nesse video-tutorial, feito em 2012, o zepto.JS como alternativa ao jQuery, mas recomendo que leia a respeito essa outra alternativa minimalista quanto a framework javascript.

comments powered by Disqus