Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Você é desenvolvedor web, e vive reclamando que o seu firefox está lento? Bem, o convite que faço nesse vídeo pode ser a solução dos seus problemas: abandonar o Firebug. Isso pode parecer loucura abandonar o agora o addon "old school", e que literalmente serviu de padrão para construção de outros inspetores de código em navegadores, mas, em uma época em que sites fazem um uso mais intenso de Javascript, justamente durante o desenvolvimento em que você leva isso ao limite, usar uma ferramenta não eficiente pode, sim, forçar uma parada inesperada ou lentidão nele. E a resposta é simples: o Firebug faz o que faz através de rotinas em javascript, que nem de perto são tão otimizadas quando você teria em inspetores de outros navegadores e até mesmo do inspetor nativo do Firefox.

Segue abaixo o vídeo em que abordo o tema.

Nesse screencast falo das diferentas do Firefox 14 para o (Firefox) Aurora 15. São pequenas, mas são diferenças. Caso precise saber mais sobre sobre o tema, recomendo um tutorial já disponibilizei, o Visão geral do uso de console e inspetores de navegadores no desenvolvimento front-end, ou mesmo o Seletores padrões W3C: além do XML, HTML com CSS. A maior novidade no Aurora 15 é o Responsive Design View, que é perfeito para quem está trabalhando com sites responsíveis. Chega de addons não nativos, ou mesmo "redimensionar no braço" a tela do seu navegador, e nem depender de sites de terceiros para ver como seu site fica em telas de diferentes resoluções.

Durante o vídeo, cito a extensão Customizable Shortcut, que pode ser um diferencial para você que quer deixar de usar o Firebug mas deixar o velho e bom F12 por um atalho mais complexo como Ctrl+Shift+I ser drástico demais. Pare, e teste o Firefox Autora. É possível ter duas versões instaladas ao mesmo tempo, embora só possa executar uma delas ao mesmo tempo.

Vale lembrar que em algumas semanas o que apresento como novidade no Aurora 15 serão o padrão no futuro Firefox 15. Logo, verifique seu navegador para ver se sua versão já não contém essas funcionalidades que apresento.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid