Você é desenvolvedor web, e vive reclamando que o seu firefox está lento? Bem, o convite que faço nesse vídeo pode ser a solução dos seus problemas: abandonar o Firebug. Isso pode parecer loucura abandonar o agora o addon "old school", e que literalmente serviu de padrão para construção de outros inspetores de código em navegadores, mas, em uma época em que sites fazem um uso mais intenso de Javascript, justamente durante o desenvolvimento em que você leva isso ao limite, usar uma ferramenta não eficiente pode, sim, forçar uma parada inesperada ou lentidão nele. E a resposta é simples: o Firebug faz o que faz através de rotinas em javascript, que nem de perto são tão otimizadas quando você teria em inspetores de outros navegadores e até mesmo do inspetor nativo do Firefox.

Segue abaixo o vídeo em que abordo o tema.

Nesse screencast falo das diferentas do Firefox 14 para o (Firefox) Aurora 15. São pequenas, mas são diferenças. Caso precise saber mais sobre sobre o tema, recomendo um tutorial já disponibilizei, o Visão geral do uso de console e inspetores de navegadores no desenvolvimento front-end, ou mesmo o Seletores padrões W3C: além do XML, HTML com CSS. A maior novidade no Aurora 15 é o Responsive Design View, que é perfeito para quem está trabalhando com sites responsíveis. Chega de addons não nativos, ou mesmo "redimensionar no braço" a tela do seu navegador, e nem depender de sites de terceiros para ver como seu site fica em telas de diferentes resoluções.

Durante o vídeo, cito a extensão Customizable Shortcut, que pode ser um diferencial para você que quer deixar de usar o Firebug mas deixar o velho e bom F12 por um atalho mais complexo como Ctrl+Shift+I ser drástico demais. Pare, e teste o Firefox Autora. É possível ter duas versões instaladas ao mesmo tempo, embora só possa executar uma delas ao mesmo tempo.

Vale lembrar que em algumas semanas o que apresento como novidade no Aurora 15 serão o padrão no futuro Firefox 15. Logo, verifique seu navegador para ver se sua versão já não contém essas funcionalidades que apresento.

comments powered by Disqus