Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

A version of this article into another language is available. If you prefer, visit English version.

Para quem ainda não viu o que estar por vir para a nova interface do Joomla 3.0, o template administrativos Isis, baseado no Twitter Bootstrap, permite uma interface responsivo, e que é bem vinda em especial para quem queria algo mais "moderno". Neste artigo, chamo sua atenção para uma discussão que está ocorrendo nesse exato momento para como lidar com a forma como a adição de submenus é feita até o CMS Joomla 2.5 será implementada no 3.0. Se você em especial é desenvolvedor de componentes, ou até mesmo especialista UI/UX, esse é o momento em que você participar a opinar.

Jomlres Submenu, screenshot by kyleledbetter

O template administrativo Isis lhe da mais poder para renderizar seu submenu

Conforme @kyleledbetter afirma, o Isis permite um controle padrão extremamente poderoso do submenu, como pode ser visto em http://awesomescreenshot.com/020cofl2c. O que de modo padrão antes permitia ser feito apenas via um nível de submenu, agora permite pelo menos um segundo nível. Quem lida com sistemas complexos agradece!

Relacionado a este post, recomendo a leitura do fórum de UX do Joomla Extension flexible sub menu's, que aborda uma discussão sobre os diferentes meios, desde como o CMS Joomla Faz, até como algumas extensões implementam, de gerenciar submenus.

A quebra de compatibilidade com submenus do 2.5 no CMS Joomla 3.0

Alguns dias atrás, durante a fase de testes do Joomla 3.0 pré alpha 2, quando foi feito um convite explicito para que desenvolvedores testassem suas extensões com a nova UI, fui testar minhas extensões e percebi que, com exceção dos componentes nativos, o Isis não estava renderizando os submenus da forma como O CMS Joomla sempre fez. Como não havia uma documentação específica sobre esse comportamento, bem como o template administrativo Haltor (o template acessível) e o Bluestork (o atual que você usa no 2.5) o exibiam como estamos acostumados desde o Joomla 1.5!, abri o ticket [#28906] Administrator template Isis does not show component submenus, cuja imagem de referência era a de referência pode ser vista em com_helloworld-joomla30alpha2pre__submenuproblem.png. Repare nesse caso apenas na não existência do submenu, no topo da imagem no template, diferente do que aparece na parte de baixo da imagem, i.e. o "Messages | Categorires". A falta de estilos no template bluestork de baixo era mesmo esperada.

O que fazer com código que já existe e como ele deve funcionar no 3.0

Especificamente sobre essa questão dos submenus, recomendo que você pare e veja o github.com/Joomla3-Admin-template/joomla-cms/issues/79. Mais do que isso, se você tem interesse e essa decisão lhe afeta, comente e argumente sua opinião. Como na data em que este artigo é escrita, ainda não há uma conclusão sobre como devemos lidar com esse ponto, faço um convite a você, em especial desenvolvedor de componentes, e até mesmo quem for especialista em UI/UX, em ver como deve ser implementado para desenvolvedores de extensões esse ponto específico. Considere em especial:

  • Aceitar sem alterações que o modo atual de como submenus até o 2.5 são implementados funcionem sem alterações, nem alerta de deve ser alterado, no Isis?
  • Aceitar sem alterações que o modo atual de como submenus até o 2.5 são implementados funcionem sem alterações, porém em modo legado, no Isis?
  • Documentar a mudança no gerenciamento de submenus e todos os desenvolvedores atuais a atualizarem suas extensões
  • ...Tem outra sugestão?

Vale lembrar que diferente do que seria esperado, em que discussões seriam feitas ou no joomlacode, ou no Github do CMS Joomla, discussões específicas referentes a UI do Joomla 3.0 está sendo feita em github.com/Joomla3-Admin-template/joomla-cms. Isso quer dizer que se quer testar, reportar erros ou enviar código sobre a nova UI administrativa, use esse outro repositório adicional enquanto tais mudanças não forem implementadas diretamente no repositório principal.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid