Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Neste artigo abordo 3 pontos tipicamente ignorados ou sacrificados na idealização e implementação de aplicativos, e que vão além de como a interface é projetada e as funcionalidades do produto. Eles são especialmente pertinentes quando que há interesse em se destacar na concorrência ou mesmo atingir usuários que ainda não entraram no mercado no mesmo nicho.

Comparações

Crescimento de número de usuários do Whatsapp (419 milhões), Facebook Messeger (145 milhoes), GTalk (123milhoes) e Skype (52 milhões)
Crescimento de número de usuários do Symbian, Facebook Messeger, GTalk e Skype

De todos os internet messeger (IM), o WhatsApp é um sucesso. Com a aquisição recente dele pelo Facebook por valor bilionário, uma dúvida que alguns podem ter é como algo tão simples pode valer tanto assim. Dizer apenas quantidade de usuários e tendencia de crescimento justifica parte disso, mas algo que é muito esquecido por quem o critica é que existem outros pontos técnicos que fazem ele ter esse potencial e chegar aonde chegou


Três pontos importantes além de interface e funcionalidade a serem considerados

Aqui não vou entrar no mérito da interface do WhatsApp ser mais simples e minimalista, e o fato de em geral ser considerada como substituto de envio de SMS. Porém fato dele ter nascido para abranger também um publico menos privilegiado, que possivelmente nem mesmo teve acesso a um computador antes, o fez tomar muito mais cuidado do que outros messegers populares com a implementação técnica não visível na interface. Algumas testas é que são reforçadas aqui.

1. Suporte a múltiplos dispositivos, mesmo antigos

Pessoas em países muito populosos e com grande potencial de usuários, como Índia e China, tem uma quantidade muito maior de celulares com versões antigas de sistemas operacionais para celular. Tais usuários podem não acessar internet de seus celulares e por isso não aparecem tanto em estatísticas, mas potencialmente usariam plano de dados para usar algum serviço útil, e nesse caso específico se trata de economizar com SMS.

O WhatsApp não apenas suporta versões de diferentes sistemas operacionais de celulares, ele suporta versões não recentes dos sistemas operacionais, como Android 2.1. E o aplicativo costuma funcionar bem, sem travar ou deixar lento se considerar o hardware ruim.

Essa preocupação de atender até mesmo esse publico, fez crescer seu uso até mesmo em países com uma população com potencial para ter celulares mais modernos. Ter celular antigo ou novos porém com hadrware e S.O. antigo não é exclusividade de pessoas pobres. E, para um aplicativo que envolve rede social, quanto mais pessoas tem, maior a chance de se manter no mercado.

2. Consumo minimalista de bateria

Concorrentes como Skype e Facebook Messeger comparados ao WhatsApp simplesmente consomem mais energia e podem forçar o usuário a ficar sem nem mesmo poder fazer ligações ou se privar de usar outros aplicativos, como ouvir música ou usar brincar com algum jogo, para poder ter energia suficiente até chegar a uma tomada. Fingir que isso não é um problema, é abrir margem para uma concorrência que fique atenta a isso.

Um usuário que não use muito troca de mensagens, terá tendência muito maior a desinstalar o Skype ou Facebook Messeger do que o WhatsApp, e o fato de ter uma desistência menor, também ajuda para manter uma rede social com mais usuários.

3. Consumo de banda de internet

O WhatsApp lida muito bem com internet ruim ou quase inexistente. Mesmo com uma conexão ruim e com baixa velocidade, a forma como foi projetado permite que gaste pouca banda, e eu já vi casos aonde estava em um local afastado da cidade e, mesmo sem quase mais nada funcionar, até mesmo um sinal de voz intermitente, ele ser o único aplicativo que funcionava.

E essa vantagem técnica, também é refletida na experiência de usuário. Se você não tem internet, ele não vai ser irritante e pedir "clique aqui para tentar enviar novamente", ele apenas vai enviar a mensagem quando tiver rede. E, para usuários que tipicamente tem uma internet muito ruim, qualquer aplicativo que fique repetindo de forma insistente isso, e pedindo até mesmo para reenviar, vai frustrá-lo. E isso é bom para todos os usuários.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid