Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Bem, eu fiz a atualização para a versão mais recente do joomla. Em relação a anterior, houve mudanças no banco de dados, e, para variar, foi um pouco mais complicada do que só sobresquever os arquivos. De qualquer forma, já posso inserir conteúdo pelo próprio backend do joomla, logo, já facilita ( muito ).
Nesta ultima atualização, foi modificado muitos arquivos. Acredito que todos. parece que chegaram a alterar os comentários dos arquivos, logo, devem ter sido mesmo todos. Alem de alguem ter editado os comentários ( para seguir algum padrão ) muitos arquivos foram alterados na programação, e, uma opção a mais apareceu na área administrativa, abaixo do menu Tools:

Nativo J!1.6: Componente com_redirect - bye bye 3rd SEF/SEO developers?

Pelo que deu para entender, ele salva as URLs que deram erro ao serem acessadas em um log, salvando inclusive de onde partiu a requisição ( uma outra página do próprio site, ou mesmo do google ), e permite que facilmente seja decidido para aonde essa URL deveria estar apontando/redirecionando. Pela leve testada que dei, ele não funcionou (agora). Ainde não redirecionou http://www.fititnt.webdesign.eng.br/teste.html para a raiz do site ou para index.php
No 1.5 já está muito bom o serviço nativo de tratamento de URL que é possivel consegui. Mas no 1.6 não me lembro agora se vai ser ou não possivel ter categorias dentro de categorias, o que talves integrado ao um sistema nativo, como este, de ajeitar urls 'erradas' para aonde deveriam apontar, elimine a maior parte das necessidades de usar extenções de terceiros para lidar com URLs. Não seria perfeito?
Certamente teve mais mudanças, mas depois escrevo um pouco mais aqui. Ainda apareceu um editor de texto novo, que é bem interessante de ser usado para quem escreve no braço:

Nativo J!1.6: Editor WYSIWYG Code Mirror - para quem escreve 'no braço'

É um outro editor de texto adicionado nessa ultima leva. Ele é leve ( BEM leve ) e, basicamente só serve para realçar sintaxe html, pode exibir número de linhas, e encomoda bem pouco na correção de tags, o que pode ser de grande ajuda. Pelo menos até agora não percebi se deu problemas com plugins como o Geshi, então, é algo que não deve ser desprezado, e talvez vire o tipo de editor que se use em vez de usar 'no editor'.
Claro que ele não deve ser voltado para usuários finais ou quem não saiba html e etc. Mas, e dai?
Eu até exibiria imagens, mas ainda vou dar mais um tempo antes de começar a fazer isso. Mas agora que já da para inserir pelo joomla e npelo banco de dados, isso certamente pode me convencer melhor a começar liberar SSs ;D

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid