Organização de Joomlacasts
Escrito por Emerson Rocha LuizConforme falei no meu twitter alguns dias atrás, penso em organizar alguns podcasts em torno do Joomla!. Não só o CMS ou o JPlatform, mas também o que for pertinente à sua comunidade.
Observe que esse modelo inicial que proponho não é rigido. Aceito sugestões. E nada impede que o que hoje procuro iniciar (ou será que ja se teve no Brasil algo parecido?) deixe de ser organizado por mim e passe a ser por um grupo de entusiasta de Joomla em um site mais global.
Sobre o podcast
- Quantidade de participantes: De três a cinco participantes ativos (com permissão de falar).
- Duração: em torno de 50 a 60 minutos, e não ao vivo.
- Quando : conforme disponibilidade dos participantes.
- Frequência: conforme interesse e disponibilidade de interessados ativos.
- Modo de gravação: O software usado para a reunião e gravação entre os autores será o TeamSpeak, e o teste de acesso bem como da qualidade do microfone deve ser feito anterior ao dia da gravação.
- Permissão de redistribuição: Após o termino da gravação, os presentes devem confirmar, quer seja via voz na própria gravação, ou explicitamente via email, que autoriza a publicação do conteúdo.
- Anexos são permitidos: junto a disponibilização do arquivo em audio, poderá ser informado também informações adicionais que os participantes acreditarem ser pertinentes além da forma de como serem contactados diretamente, como referência a links externos mencionados ou pertinentes ao tema, um resumo ou mesmo transcrição do audio, erratas, etc.
Ideia geral de proposta de temas, e como deveriam ser abordados
- Visão geral do que será abordado: O tema deve algo específico e antes do início da gravação, se ainda não estiver definido com antecedência os subtópicos, estes devem ser acordados.
- Foque no tema: Deve-se procurar manter o foco proposto; boas ideias que merecem ser discutidas mais a fundo e que surgirem, podem ser discutidas em um outro podcast no futuro.
- Seja pessoal: Auto-promoção não é proibida, porém deve ser evitada; o participante é convidado a se apresentar, porém não precisa reforçar a quase todo momento que "minha empresa fez isso", ou "na Nome-da-empresa eu ..." e assemelhados; use o bom senso.
- Critique construtivamente: Deve-se evitar fazer ataques a terceiros, em especial que não estiverem presentes na discussão, porém entidades, ou pessoas por ações em nome de entidades, tem essa recomendação reduzida quando pertinente.
- Espontaneidade: Não é requerido que o participante se prepare como seria para uma palestra, em prol de algo que se sinta bem defendendo ao natural, porém deve ter, pelo menos, um ponto de vista sobre o tema que vai falar;
- Não é um tutorial: não se espera deste tipo de discussão um manual de como fazer algo técnico simples, porém pode envolver discussões gerais a respeito de arquitetura ou críticas/sugestões sobre uma rotina técnica.
Como propor temas ou se disponibilizar como participante
Pode sugerir via mensagem para meu twitter @fititnt, porém de qualquer forma é recomendável que envie um email para emerson at webdesign.eng.br
Temas propostos, e ou aguardando participantes interessados, ou a caminho de serem produzidos:
- Sugira via twitter/email
Temas já abordados
- @todo