Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Este artigo faz parte da série de voltada a designers focados em Joomla!. Ele enumera alguns pontos comuns que podem levar em especial quem conhece a pouco tempo o CMS Joomla a acreditar que fazer template pra ele é muito dificil ou que não é possível fazer algo inovador e "sem cara de CMS". Minha opinião pessoal é que, se já não aplica em seus projetos, os pontos abaixo podem fazer diferença significativa e desmistificar uma dificuldade aparentemente exagerada, e que pode, ainda que exiga mais esforço, pode não só facilitar como lhe manter em um padrão que você estará a frente do que é bom e aceitável para sua época, dominar a flexibilidade do CMS passa a ser um diferencial que nem mesmo encontraria em outros que em um primeiro momento você consideraria mais fáceis.

1. O uso de frameworks de templates de clubes só são bons se quer usar os templates de clube ou se é especialista no framework

O publico alvo de desenvolvedores de clubes de template que fazem os frameworks de template é alguém que quer apertar botões e fazer acontecer. Então, fazer um template baseado em um destes frameworks é fácil? Se você, ou é um especialista naquele framework, ou só quer fazer mudanças pequenas, como trocar cor e imagens, sim. Caso contrário, vai ter o que eventualmente alguns reclamam por ai como "um Joomla com cara de Joomla". Agora, vamos ser pragmaticos e ousar uma teoria da conspiração: será que fazer a criação de template Joomla ser mais difícil do que antigamente não é justamente algo desejável por parte de um clube de template? Cá entre nós, mesmo que você tenha algo de graça, ele se torna inútil se você não sabe usar ele direito.

2. Para fazer um template do zero é preciso entender muito bem alguns poucos conceitos do CMS, mas também da administração do CMS

Digamos que entendeu que, para o seu perfil, é melhor não usar um framework de template terceiro. Mesmo que seja um desenvolvedor front-end avançado, em uma situação ideal antes de querer fazer um template Joomla, você deveria saber, e bem, como administrar o CMS Joomla. Não procure atalhos. Um curso de templates pode fazer você fazer um bom template na frente do seu professor porque ele vai suprir uma necessidade sua de conceitos base do CMS, mas é sair da frente dele e pode travar e ficar dias tentando ver uma solução que teria sido mais simples se pelo menos soubesse usar o CMS. É justamente por esse ponto que pode se sentir frustrado e pegar um curso que tenha o nome "prático" no meio, pois pode passar a idéia de que, por ele ser prático, vai te ensinar de verdade. A questão é que se você ainda não sabe da base do CMS, ese escolher um curso que se focar apenas em ensinar template, vai pagar algo por causa de um termo no anúncio, e que não vai mudar sua vida até que pare para entender a base. Claro, isso se não desistir no meio do caminho.

3. O primeiro tema sem framework exige mais horas de pesquisa e de desenvolvimento de código

Esteja ciente de que, em especial se não for usar um framework, o primeiro trabalho vai exibir um esforço extremamente maior. Não se asuste! Você está trabalhando com um CMS, e, independente se a idéia é só converter um arquivo .psd para o template do Joomla, a base de código mínima, e que seria igual para práticamente todos os seus projetos, toma tempo, mas este tempo tende a cair significativamente depois que você entende como fazer.

4. A beleza do código gerado depende exclusivamente de você, e o CMS garante isso

Outra coisa que pode fazer perfeccionistas desistirem do Joomla é que acham o código gerado poluído. Pergunte-se: quem fez o código? Ele é baseado em um clube de template? Ele é uma versão bem antiga de Joomla, da época em que se usava tabelas? Relembro que até mesmo extensões de terceiros podem ter a saida sobreposta. Mesmo que encontre algo feio, você pode ir lá e alterar e raramente será considerado um hack se fizer do jeito certo.

5. Não faça opções na área administrativas para controlar funcionalidades seu template que você dificilmente usará pela interface administrativa

Perceba que o CMS Joomla estimula de forma significativa que você tenha opções para controlar praticamente tudo pela interface administrativa, focado em pessoas que não alteram diretamente o código fonte. No seu caso, só implemente tais funções se o cliente exigir ou se realmente fizer questões. Na prática, quando estiver fazendo sue próprio template, será mais comum que altere diretamente no código do que abra a interface administrativa para ficar controlando ele.

A regra de ouro é implementar essas opções adicionais no template apenas se você pretende fazer mais de uma cópia de estilo do template pela administração conforme o menu, ou se a sua base de código está ficando grande e está fazendo o seu próprio framework.

6. Cuidado com extensões e funcionalidades não essenciais no seu template

Tome extremo cuidado com extensões ou coisas sem grande significância que adicionar no seu template, pois eventualmente pode haver conflito entre extensões, em especial de Javascript. Manter simples ajuda a evitar problemas e ter que catar um erro. Aliás, alguém experiente pode pode passar mais tempo tentando resolver esses erros do que convertendo um .pdf para o template. Por isso, já procure evitar uma possível dor de cabeça futura.

7. Use HTML5 e CSS3 e procure sempre validar o código, não por perfeccionismo, mas porque o tempo de entrega é menor

Independente de não fazer isso com todos os clientes, siga um padrão de procurar validar sempre seu código base, pois é extremamente mais simples tanto debugar um erro como dar manutenção a um código que valida ou está próximo disso. Hoje em dia, seguir um padrão perfeccionista significa entregar em menor prazo e com tempo qualidade melhor a um ponto de valer a pena você aprender o feijão-com-arroz. Não sei você, mas eu gostaria da ideia de receber mais por algo mais simples de manter, ainda que isso custe mais trabalho pra entender como funciona.

8. Procure se inspirar em exemplos que não são feitos no CMS Joomla

Para quem quer ir muito além, e esta disposto a passar se dedicar um pouco mais, use como base o que não é nem feito com o CMS Joomla. Desenvolvedores front-end avançados devem ter em mente que tudo que conseguem fazer com HTML puro, e isso inclui as referências que você encontra por aí de sites premiados que usam HTML5 e CSS3, porém ser feitos em Joomla.

Isso vai tornar ainda mais díficil fazer um tema Joomla, mas... será que não vale a pena se você se garante no design de interface básico? Alguém que percebe isso poderá ter um portfólio que ainda será referência de novação no meio Joomla por uns dois anos.

9. Se vai estudar algo dito como inovador, tenha certeza de que é inovador, ou pelo menos não algo antigo vendido como novo

A lógica geral de quando algo novo acontece é, em um primeiro momento ele é feito, depois é documentado em inglês de forma técnca, então é desmistificado por quem lê tais manuais em inglês ou que acompanhou diretamente como ele foi feito, e, só então, você vai encontrar um curso em português ensinando como fazê-lo. Ao usar o CMS Joomla, se o conceito não é implicito dele, adicione mais uma camada de tempo. Isso pode ferir seus sentimentos, mas se está fazendo um curso sobre uma área, você já está atrasado. Então, o que fazer?

Bem, ou você procura estar próximo da fonte de onde uma tecnologia de ponta emergiu e entende que vai passar mais trabalho, ou procura pelo menos ver em qual parte do processo você está pegando uma técnica que considera nova. Vai muito do seu perfil e tempo que pretende dedicar. Aprender algo somente quando ele é um padrão não é ruim, porém tome cuidado com propaganda que te venda algo como se fosse inovador e é uma tecnologia que... se você nem ler a sumula de um curso, ou fizer as perguntas certas antes de pagar uma inscrição, nada mais é do que algo velho, que vai sair de linha logo. Independente se pagou em 12 vezes um treinamento que já tinha um valor mais baixo, se esse treinamento está uns três anos atrasado, lamento fazer você voltar a realidade, mas pagou apenas por uma propaganda bem feita, e mereceu isso. Não entenda como uma questão de que preço determina qualidade, mas sim que é melhor deixar de lado palavras de impacto de lado e se preocupar em saber sobre o que vai ou o que não vai ser ensinado sob um ponto de vista mais pragmático, e se possível, procurar outras referências sobre o que está querendo saber que estejam fora do local aonde está sendo anunciado.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid