Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Talvez alguns de vocês nem tenham parado para reparar nisso, mas desde o Joomla 1.6, um arquivo adicional aparece na raiz do seu site, o web.config.txt. A explicação da existência desse arquivo é simples: ele está para o IIS (Internet Information Services) da Microsoft assim como o htaccess.txt está para o Apache , que é nosso velho conhecido, ou seja, se renomeado para web.config e o seu servidor IIS tiver instalado o URL Rewrite module, ele terá um comportamento análogo.

Servidor IIS

Caso seu servidor seja IIS, você pode deletar o htaccess.txt. Ele não fará diferença para você. No caso, para habilitar URLs bonitas, e sem o horrível e amador /index.php/ em todas as suas URLs, você deve sim, é renomear o arquivo htaccess.txt para .htaccess, e alterar os parametros no seu J! > Administração > Painel de Controle > Site > SEO Settings > "Use URL rewriting": ON, além de decidir quais das outras opções próximas você também quer habilitar.

Servidor Apache

Caso seu servidor seja Apache, você pode deletar o arquivo web.config.txt. Ele não fará diferença para você. No caso, para habilitar URLs bonitas, e sem o horrível e amador /index.php/ em todas as suas URLs, você deve sim, é renomear o arquivo htaccess.txt para .htaccess, e alterar os parametros no seu J! > Administração > Painel de Controle > Site > SEO Settings > "Use URL rewriting": ON, além de decidir quais das outras opções próximas você também quer habilitar.

Problema comum: como renomear htaccess.txt para .htaccess em um servidor Windows

É relativamente comum esse problema, e não raro as pessoas simplesmente deixam de explorar uma solução. No caso dos Windows, a interface grafica não lhe permite criar um arquivo sem um nome de arquivo. Não obstante, ela não tem problemas em conter arquivos dessa natureza.

Solução 1: usar um arquivo já renomeado:

Pegue um arquivo .htaccess de um servidor qualquer e simplesmente araste para sua pasta em um servidor Windows.

Solução 2: usar linha de comando em windows para formar renomear o arquivo

Abra um prompt de comando. O atalho é Win + R (pressionar a tecla Windows, que fica entre o Ctrl e o Alt, junto com a tecla R), e digitar "cmd" no janela que irá aparecer e pressionar enter. Irá ver uma janela com tela preta. Com ela, você deverá se movimentar entre as pastas até encontrar a pasta aonde está seu navegador, com o comando cd. Assim que estiver na pasta com o respectivo arquivo, basta executar:

rename htaccess.txt .htaccess
comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid