Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Atualmente, não se tem muito conteúdo realmente explicando como programar em joomla, a não ser alguns livros em inglês. Mesmo a wiki oficial ( aka docs.joomla.org ) não tem tudo que deveria em tese ter. A API é sempre a API, e estará lá porque é um pre-requisito minimo que se deveria ter, e a equipe oficial de documentação faz questão de pelo menos isso deixar bem organizado. Mas... e o resto? Cada um tem que eu correr atrás, ou então vai sofrer, porque muit coisa falta, e que só é abrangida por alguns livros em inglês, ou nem isso. O que acredito que vou fazer é fazer documentação de alguns detalhes que hoje não estão no docs.joomla.org, e esse blog vai servir como rascunho ou pelo menos um ponto fixo de onde qualquer conteúdo que eu publique em outros sites, haverá uma cópia aqui também.

Espero que seja útil aos programadores que querem encarar joomla um pouco mais a sério, ou também a usuáriso comuns que estão passando pro algum detalhe ou querem fazer algo um pouco diferente e que com algum empurraozinho vão conseguir.

Um detalhe importante a ressaltar é que, embora o layout aqui seja do tipo blog, alguns desses artigos que estou escrevendo referente a API não estão prontos e, dentro do possivel, estarão sendo atualizados com alguma frequência, até terem um contedúdo relativamente 'sólido' e que não precise de mais atualizações.

Outro ponto importante também, é que sim, pelo menos por enquanto o que é relativo a API está e vai ser escrito em inglês. Como estou preparando para publicar em no Joomla Docs, jpa vou deixar preparado em inglês. De qualquer forma, em geral não vai ser complicado para quem quer programar ler os exemplos aqui. Ainda mais por ser inglês tecnico, e boa parte das principais palavras se repetirem.


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid