Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

NOTA: post rascunho. estou liberando acesso para que outros possam trocar informações comigo. Você pode faze-lo via meu twitter ou, caso já tenha meu MSN, fale comigo por ele, ou solicite meu msn via email.

Este documento tem como proposta viabilizar meios de estruturar as comunidades regionais Joomla, bem como faze-las interagir na forma de uma comunidade nacional. Este texto deve ser discutido amplamente, para que todos dêem suas contribuições. Além de ser postado no meu blog, será aberto um post em um fórum no qual todos podem discutir suas ideias.

Pontos importantes

O objetivo principal de comunidades regionais de usuários é gerenciar e facilitar o contato e colaboração entre usuários de sua região. Qualquer outro objetivo é secundário, e as pessoas que gerenciarem tais grupos devem ter isso em mente.

Comunidades regionais não necessariamente precisam ter um site próprio. Podem usar um subdomínio principal de um site nacional de modo a apontar para um local aonde centralizem as informações.

Comunidades regionais não deverão fazer fórums internos para discutir o que já é discutido em fóruns nacionais/internacionais. Exemplo mais claro disso é que não se deve fazer um forum a mais para dar suporte ao usuário para perguntas genéricas. Fóruns/listas de emails de grupos de usuários devem conter informações/discussões sobre integração entre os usuários.

Os organizadores de comunidades regionais devem ter bom senso

Centralização de informações em um local nacional, a ser definido


Comunidades regionais deverão postar informações básicas de sua comunidade em um local nacional, a ser definido futuramente. Tais informações devem ser pelo menos:
  • Nome/email das pessoas centralizadoras principais, com a sinalização do o coordenador principal na presente data. Preferencialmente listar um email no qual todos estes tenham acesso, ou então uma lista de emails do grupo.
  • Data, horário e local do próximo encontro físico entre participantes.
  • Data, horário e instruções de acesso, a próxima conferência online entre participantes.
  • Pontos importantes abordados na ultima (ou ultimas) reuniões físicas/via internet.
  • Lista completa de projetos (traduções, hacks, criações de extensões...) desenvolvido pelo grupo, com listagem do(s) responsáveis por cada projeto, e link para obtenção.
  • Lista de projetos em aberto, com nome(s) de pessoas para se entrar em contato caso alguém queira colaborar/tirar dúvidas.

Tais informações também deverão estar acessíveis de forma fácil a partir da página principal do grupo, independente se o grupo tem site próprio ou dentro de outro site nacional.

Classificação de Comunidades Regionais


Classificar as comunidades regionais em três níveis, conforme o nível de colaboração e organização como grupo de usuários, cujos nomes dos níveis ficariam a serem definidos.

Nivel C: Proposta para comunidades novas ( inferiores a 6 meses) ou comunidades que estão com  pré-requisitos mínimos definidos nacionalmente não realizados.

Nível B: Proposta para comunidades superiores a 6 meses de vida, e que atendam todos os pré-requisitos minimos, porém ainda não têm um numero razoável de colaboradores ativos, mas pelo menos está tentando obtê-los de forma transparente.

Nivel A: Proposta para comunidades superiores a 1 ano, bem estabelecidas, com um número mínimo de organizadores da comunidade, com um numero mínimo de projetos em andamento, que tenham um numero regular de encontros por mês ( ao menos 1, e mensais não inferiores a 1 a cada dois meses) e que nesse encontro comprovadamente haja participação de um numero razoável de usuários

Comentários:

  1. Segundo esta classificação, mesmo uma comunidade que já tem mais de seis meses e cumpre o papel básico, seria classificada no segundo rank, mesmo que por algum problema em sua região os usuários ofereçam resistência para entrar no grupo.
  2. Todas as atuais sites que reúnem grupos de usuários seriam inicialmente listados como B caso se prontifique a dentro de um a dois meses se adequar aos padrões mínimos estabelecidos, e depois de 6 meses realizado uma nova decisão sobre qual rank estaria.
  3. Eu (Emerson) sou da opinião que o nivel máximo seja relativamente não simples de alcançar, de modo que isso ajude os organizadores e os grupos regionais se esforçarem para merecê-lo.
comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid