Warning: Undefined array key "HTTP_REFERER" in /home/fititntorg/fititnt.org/plugins/system/algseo/algseo.php on line 285
Comunidades-joomla-de-um-homem-so

Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Joomla! Because Open Source MattersNão, não é só porque estamos passado por uma época em que quem está acompanhando via twitter/blogs/lista-de-emails que internacionais percebe que estão sendo feitas criticas MUITO pesadas a como a OSM está gerenciando Joomla, e, segundo opinião de algumas pessoas, cometendo os mesmos erros que provocaram um racha severo dentro do Mambo que criou o então hoje Joomla. E o racha foi tão severo que, não existe mais uma comunidade Mambo (alguém acha o contrário?). Mas estas críticas podem ser pesadas o suficiente possivelmente até mesmo causar um outro grande problema, e o Joomla perder o poder que tem hoje. E não sei quanto a vocês, mas eu não gostaria disso.


Especificamente o que será comentado aqui é relativo a como o 'individualismo' (ainda que não por má fé) que está ajudando dividir a comunidade Joomla. E esses comentários podem bater de frente com a opinião de pessoas. A questão é simples: que se precisa de ajuda, não há dúvida, porém o modo como colaborar pode atrapalhar mais do que ajudar, independente das boas intenções das pesoas.

Enfim, este post vai discutir o que eu já foi falado com com muitas pessoas ao longo dos ultimos anos e que também foi discutido no IV Encontro de Usuários Joomla!, mas que recentemente recentemente me forçou a redigir este texto em função de ter que repetir mais uma vez esse assunto.

Que diabos são comunidades de um homem só?

Entendam por comunidades-de-um-homem só, comunidades que são iniciadas por pessoas apaixonadas por revolucionar o mundo, que não são fazedores de sites Joomla. Essas pessoas, em geral por serem novas ou não conhecerem todo o passado do Joomla, criam um site novo, com domínio genérico não pessoal e não relativo a grupo de usuários, com a pretenção de ser um suporte oficial brasileiro ou algo de cunho nacional, e, mesmo que não pretendam após criar seu novo site e após isso conseguir mais colaboradores, historicamente falando todas* as tentativas de fazerem isso falharam. E das duas uma: ou os sites proseguem com apenas um usuário ou próximo disso, permanecendo comunidades-de-um-homem-só, ou simplesmente os criadores desistem ao ver que, mesmo que muitas pessoas tenham prometido ajudar, no final ficam praticamente sozinhos, e, não só seus sites, mas TODO conhecimento que acumularam morre ao fecharem o site.

Quais os problemas de comunidades-de-um-homem-só

O principal problema de comunidades-de-um-homem-só é que elas dividem os usuários. Em especial se tiverem um fórum que pretende ser um fórum a mais no Brasil para ser um suporte genérico a todo tipo de coisa. Tais fórums são um retrabalho enorme de conteúdo que já existe em outros, e muito dificilmente comunidades deste tipo conseguem dar conta do volume de usuários que teriam de atender. Na verdade, pior: em geral os criadores se frustram ao ver que a idéia inicial de que iriam ter muitas visitas ou muitas pessoas interagindo quase sempre não ocorre. Pessoas se desmotivam, e um dia desistem de renovar o domínio e reservar espaço em um host. E todo conhecimento que aquela comunidade criou se perde. É como ter um filho e ver que não ter como sustentar depois e culpar o mundo por não terem tido lhe apoiado.

Importante citar: lembre-se que pessoas que dizem que ajudariam em uma comunidade nova, podem não efetivamente fazer isso, e pessoas motivadas em uma idéia se verem sozinhas.

Passado histórico, e comunidades-de-um-homem-só

Antes do Joomla, haviam algumas comunidades que se transformaram do Mambo para Joomla. Pertinente citar duas: uma delas era o mambobrasil.com.br, que mais tarde se tornaria joomlabrasil.org ( suporte regional no brasil de Joomla, com fórum próprio), e o então na epoca criado novo criado Joomla.com.br (que por questões óbvias para evitar que alguma empresa adquirisse esse dominio no Brasil ele foi adquirido por um Joomleiro, e que usava o fórum em português de forum.joomla.org). Mais tarde estes dois sites se fundiram em apenas um, permanecendo a URL Joomla.com.br. Outra referência importante a citar é o JoomlaClube.com.br, cuja idéia inicial dele era para que se tornasse um clube de suporte pago para usuários Joomla mas que, por falta de pessoas para dar esse suporte mais especialiado (para justificar pagamento) e por falta de publico que estivesse disposto a pagar, os idealizadores na época decidiram deixar como suporte gratuito, e nesse fórum tinha seus respectivos apoiadores, e uma equipe ativa para isso.

Querendo ou não, nesse meio tempo várias comunidades, por pessoas diferentes, foram criadas com intuito de serem suportes nacionais. E parte dessas nem existe mais ou passaram a não seguir mais o mesmo ideal que levaram serem criadas.

Em resumo, a nivel de comunidade nacional, apenas dois locais, com respectivos fórums próprios, estão ativos hoje: Joomla.com.br e JoomlaClube.com.br ( além da área em português do fórum oficial), e em nível estadual, no formato de grupo regional de usuários, tem-se joomlamazonia.com.brjoomlaminas.org, joomlarj.com.br. Haviam mais, conforme pode ver links para os respectivos sites aqui nesta thread, logo é um bom comparativo ver quantas comunidades já houveram e quantas se tem hoje.

Tenho interesse em colaborar. COMO posso então fazer isso?

Esta é uma pergunta extremamente pertinente. Se você quer ajudar, agregue conhecimento ao que já existe, ou consiga um grupo de pessoas para dar suporte a suas novas idéias. NÂO divida. NÂO seja responsável por tornar a comunidade Joomla ainda mais dividida do que já é por suas razões pessoais ou só porque não concorda com algo ou acha interessante dar.

Modos eficientes de ajudar a comunidade sem dividir ela:
  • A nivel nacional, seja ativo em forum.joomla.org, joomla.com.br e/ou joomlaclube.com.br.(ordem alfabética)
  • A nivel estadual, fale com os responsáveis dos sites e seja ativo em joomlamazonia.com.brjoomlaminas.org, joomlarj.com.br, ou poste nesta tread interesse de contactar mais usuários e criar o grupo de usuários de sua região.
  • Se for fazer algo pessoal, faça um blog pessoal com seu nome, não pretenda ser um 'suporte oficial' de joomla brasileiro. Evite fazer um fórum abrangendo um assunto já abordado nos sites nacionais.
  • Se for fazer um site de sua empresa, faça um de sua empresa, não um 'suporte oficial' tipo fazedores-de-sites-Joomla. Evite fazer um fórum abrangendo um assunto já abordado nos sites nacionais.
  • Se você for desenvolvedor Joomla, faça seu site empresarial, divulgado o que quer que seja e, ao fazer um fórum ou lugar de suporte gratúito, faça específico para sua área, isto é, não sobreponha o que já é discutido nos fórums nacionais e ter um retrabalho infinito.
Lembre-se: não adianta começar algo sem ter suporte de outras pessoas! Não comece um site de grupo de usuários regionais sozinho, ou pode o seu site se tornar a médio prazo mais um link morto e todo conhecimento que gerou se perder. Melhor parar e se estruturar antes de se dedicar a algo que não terá condições de manter. Se está mesmo empenhado em ajudar em algo, mas não tem outroas pessoas, faça um blog/site pessoal seu.

Divulgação: Uma URL curta para este post é http://is.gd/5g4iB. Este texto específico pode ser copiado ,adaptado e distribuido sem necessidade de permissão previa desde autor. Sinta-se livre para copiar ou linkar este texto de qualquer outro site, ou mesmo procurar divulgar outros textos ou estimular uma comunidade mais participativa, e uma valorização de pessoas que colaboram. Parcicipe! Mesmo que sua opinião tenha pontos divergentes, por em discução temas sensíveis é importante.
comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid