Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Tem pessoas que não entendem a não tão sutil diferença entre um JOOMLEIRO e um cara que 'fazedor de sites joomla'. A quantidade de usuários Joomla não so no Brasil como no mundo cresceu absurdamente, e hoje Joomla é o CMS mais usado no mundo. Se tornou 'pop' saber usar joomla, e muito provavelmente, amenos que uma pessoa queira fazer só um blog, ela vai pelo menos pensar em usar Joomla em um projeto novo. Mas, e a comunidade cresceu? Eu diria: não tanto assim.

Da mesma forma que boas pessoas vieram para o lado Joomla da força, muitos, mas muitas pessoas sem qualquer comprometimento ou mesmo mau caráter passaram a usar Joomla. Vou especificar.

JOOMLEIRO

JOOMLEIRO é o cara que usa Joomla e contribui, ou por paixão ou acreditar que deve retribuir idéias que lhe fizeram melhorar, ou ambos. JOOMLEIRO é aquele cara que descobriu o CMS Joomla, está visitando um fórum e, mesmo se souber pouco de Joomla, vai ao menos tentar ajudar uma outra pessoa que não sabe algum detalhe. JOOMLEIRO é o cara que a acredita que colaborar para um grupo de usuários local é uma ideia legal, e realmente apoiaria isso. É o cara que a menos que realmente o mundo tenha desabado e realmente não tenha como ir, não vai deixar de ir em eventos Joomla. Um JOOMLEIRO, é o cara que se sabe desenvolver extensões e faz isso profissionalmente, VAI liberar parte dos seus códigos ou mesmo fazer extensões gratuitas pra todo o resto da comunidade usar, porque ele acha isso importante. JOOMLEIRO é o cara que quando vê que algo sai errado com Joomla, vai procurar saber o porque, vai ir atrás da fonte ou mesmo reportar erros, em vez de berrar aos quatro ventos 'como o CMS é ruim (pra mim)'. Um JOOMLEIRO pode não ser um programador, mas nem por isso deixa de liberar ao menos as traduções de extensões Joomla que ele faz.

Como indentificar um Joomleiro

  • Usa Joomla porque gosta.
  • Ele tem um blog ou um espaço não comercial para falar bem de Joomla. E o Blog dele é em Joomla.
  • Não gosta de usar templates comerciais de clubes, e se sente desconfortável ao fazer isso.
  • É contra pirataria dentro do Joomla (de template e extensões) e realmente não tolera usuários que divulgam esse tipo de coisa.
  • Contribui ativamente para alguns dos sites Joomla de referência no Brasil como o joomla.com.br, joomlaclube.com.br, e outros sites de Joomla regionais: joomlamazonia.com.br, joomlabahia.org, joomlaminas.org, joomlabrasilia.com.br e joomlarj.com.br.
  • Participa de fórums/lista de email (para trocar ajudas).
  • Pensa bem antes de assumir um compromissos. Não promete o que não consegue cumprir. Tem uma visão mais ampla. Trata serviços com responsabilidade e seus clientes como 'colegas', fazendo-os estar por dentro do que planeja para o projeto.
  • Embora o Joomla seja de graça, investe tempo no CMS ou no suporte e divulgação gatuita ao CMS, e considera isso no calculo ao cobrar de clientes, pois experiência e responsabilidade social também tem preço.

'Fazedor de sites Joomla'

Ja o 'fazedor de sites joomla' tem como principal caracteristica ver SEMPRE outros usuários Joomla como concorrentes, logo, em um mundo capitalista, ele jamais deve ajudar um concorrente. É o tipo de cara que tem a mente tão restrita que acha realmente que se ele se ele conseguiu aprender Joomla muito rápido porque JOOMLEIROS o ajudaram, é um risco pessoas novas aprenderem e ocuparem o mercado de trabalho que o 'fazedor de sites joomla' está sofrendo para dividir. Alguns desses usuários, beiram ao extremo em chegar em fórum e EXIGIR que um JOOMLEIRO o ajude, caso contrário o 'fazedor de sites joomla' vai achar que a comunidade é uma merda e não serve pra nada, pois JOOMLEIROS estão ali pra dar suporte imediato e gratuito a qualquer pessoa por serem obrigados a isso. 'Cara que faz sites em Joomla' não é necessariamente um usuário novo ou sem experiência, mas alguém que tem condições de colaborar e não o faz de propósito, ou que SEMPRE se defende em falta de tempo ou de oportunidade, de modo que faça parecer que JOOMLEIROS são uns desocupados perto dos profissionais 'fazedor de sites joomla'. Este tipo de pessoa, não divulga o Joomla porque gosta, mas porque precisa. Se pudesse, tiraria do código fonte todas as referencias de Joomla e colocaria um nome SistemaDaMinhaEmpresa. Não só isso, em seu site, os unicos tutoriais sobre Joomla que teria seriam voltados basicamente para otimizar o site para o google, e, com sorte, conseguir mais clientes. Grupo de usuários? Não, um 'fazedor de sites joomla' não iria em um grupo e JAMAIS ajudaria a criar um ou na manutenção complexa de um evento desses, e no máximo iria caso descobrisse que em encontro de usuários as chances são muito boas de ter bons contatos e conseguir mais 'jobs' e mais dinheiro.

Como identificar um 'cara que faz sites em Joomla'

  • Usa Joomla porque ele é util.
  • Ele tem um site 'profissional' (comercial) em Joomla usando um template fodastico comercial e pago (se é que pagou) por algum outro desenvolvedor, e lhe mostra uma página sobre 'como Joomla é facil de usar' estilo faça-você-mesmo, e todo o conteúdo só tem objetivo comercial.
  • Não se importa de usar templates Joomla de clubes comerciais, e nem perderia tempo aprendendo fazer suas próprias (por clara falta de capacidade em fazer algo bom) ou conseguindo parcerias para fazer templates unicas. Os mais caras de pau vão ter até um texto em seus sites comerciais estimulando você a aceitar templates desse tipo.
  • Não ve um problema em pessoas que pirateiam templates ou extensões Joomla; pode até trocar links em comunidades que toleram isso.
  • Ele em vez de colaborar com sites que estão desde o início dando suporte ao usuário, cria comunidades-de-um-homem-só sem falar com ninguém previamente, e entope de links e banners para seu site 'profissional' vendendo serviços, porque sites de comunidade sempre tem boa visitação e seria bom por causa do google.
  • Participa de fórums/lista de email (para pedir ajuda ou divulgar seus serviços comerciais).
  • Assume qualquer compromisso e depois vai procurar se tem uma extensão pronta pra isso. Se não tiver usa uma que faz parcialmente o serviço e avisa na hora da entrega que 'houve modificações na promessa original'.
  • Não se importa de prostituir cobrando um preço abaixo da média, porque se importa com os outros usuários e não precisa levar em consideração o tempo que não dedicou ajudando pessoas ou o CMS crescer (CMS custo zero mesmo).

Empresas JOOMLEIRAS e as que só são 'fazedoras de sites Joomla'

Uma empresa JOMMLEIRA tem JOOMLEIROS, não 'cara que faz sites em Joomla'. Ela colabora e incentiva que seus empregados colaborem com o projeto, quer seja prevendo suporte em fórums para novos usuários, desenvolvedo extensões livres e ajudando a comunidade com conhecimento ou mesmo em especial colaborando com ideias e pachs para o core Joomla em lista de desenvolvedores. É uma empresa que paga ou pelo menos liberda de folga os JOOMLEIROS para eles irem em encontros de usuários e até falar bem dela porque ela é uma empresa JOOMLEIRA. É uma empresa que patrocina eventos Joomla porque esse é um modo de retribuir. Em resumo, é uma empresa que merece ter um futuro, porque, em se tratando de internet, uma empresa que usa Joomla em seus sites, tem uma responsabilidade 'social' em contribuir para o Projeto Joomla. Empresas JOOMLEIRAS é aquela que dá uma importancia muito significativa ao contratar alguém em saber o que ele já fez pela comunidade, e não somente ficar preso aos X anos de experiência em tal empresa anterior, e sabem que um profissional que de boa vontade ajuda pessoas aleatórias sem ganhar nada por isso, tem MUITO mais chances de ser uma boa pessoa para trabalhar em equipe, e certamente tem muito mais gente por trás dele, que o vai dar suporte porque conhece o passado dele, ajudar a resolver de forma rápida qualquer problema que vier a surgir em sua empresa.

Como identificar uma empresa JOOMLEIRA

  • Ela diz: sim, eu uso Joomla, e me orgulho disso.
  • Ela patrocina eventos Joomla, nacionais ou regionais.
  • Ela patrocina ou apoia ativamente comunidades regionais ou nacional de usuário, e os respectivos sites.
  • Ela da folga aos usuários quando esses tem ir fisicamente a eventos Joomla, sem obrigar a compensar essas horas ou descontar elas.
  • Ela paga o deslogamento e/ou inscrição em eventos Joomla de seus funcionários
  • Se for viável para empresa, ela procura dedicar horas do trabalho dos JOOMLEIROS dela ao projeto JOOMLA.
  • Ela não só tolera como aceita e estimula que seus funcionários liberem parte do seu conhecimento para comunidade, quer seja em conversas, quer seja na produção de extensões gratúitas.
  • Ela escolhe novos funcionarios somente se eles forem JOOMLEIROS, e exclui pessoas que só estão ali pelo dinheiro, sem amor a camisa.

Enfim

Se você veio por essa página através de um link qualquer porque alguém te considerou um JOOMLEIRO, sinta-se estimulado a continuar porque você é importante para comunidade, e são de pessoas responsáveis como você que o Joomla precisa. Se por outro lado veio até aqui porque alguém te considera somente um 'Cara que faz sites em Joomla' tente entender o porque, ou mesmo tome como uma crítica construtiva e passe a melhorar a comunidade Joomla. Você é o que você faz, e nunca é tarde para mudar.

Veja comentários externos relacionados a este

Serei Joomleiro - Via @dayvisonsantos

Twitte-me para incluir você aqui

 

P.S.: Este texto específico pode ser copiado ou adaptado sem necessidade de permissão previa desde autor e distribuido. Sinta-se livre para copiar ou linkar este texto de qualquer outro site, ou mesmo procurar divulgar outros textos ou estimular uma comunidade mais participativa, e uma valorização de pessoas que colaboram. No caso de divulgação no twitter, o link direto para o post (sem marcar um subtópico específico) é http://is.gd/5bjro, e para #joomleiro é http://is.gd/5bjB1, #fazedor-de-site http://is.gd/5bjPV e #empresa-joomleira http://is.gd/5bjSL. Ajude a conscientizar pessoas!

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid