Warning: Undefined array key "HTTP_REFERER" in /home/fititntorg/fititnt.org/plugins/system/algseo/algseo.php on line 285
Auto-policiamento dos JUGs: como todos podem se ajudar

Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Esta proposta não significa ser contra a algo centralizado no Brasil que coordene os grupos de usuários ou eventos relacionados ao Joomla, mas sim uma das propostas de ajudar a fazer com que os próprios usuários e os grupos observem seus parceiros, bem como, por uma questão de conscicentização, os próprios grupos se analisem e pensem em um meio de se coordenar melhor. Em resumo: com regras e sugestões de o que é o ideal votadas por ampla maioria, e que, de tão claras e bem expostas, causem naturalmente que o grupo evolua.

Grupos de usuários voltados para usuários

Sei que parece redundância, mas não custa lembrar isso sempre do ponto de vista de quem quer organizar: Grupos de usuários devem estar voltados para integração de usuários. E isto deve estar muito mais acima do que o critério de querer ensinar aos usuários como usar Joomla

Grupos mais transparentes

Sugiro que os grupos parem e e pensem em formas de serem mais transparentes. Não, não estou acusando pessoas de desvio de dinheiro: estou dizendo que não adianta pegar um peixe grande e não dizer para ninguém, e no futuro quando alguém perguntar não ter nem fotos para provar além de sua palavra de pescador. Não só isso, deve dizer inclusive quando está indo pescar, e não se sentir envergonhado por não ter peixes no rio, dizer isso também, até para que as pessoas procurem entender porque não há peixes e até mesmo propor melhorias. Sendo transparente, o que vale ao menos é a intenção, e ninguém poderá ser contra alguém que pelo menos está se puxando.

Vantagens globais de ser mais transparente

Em primeiro lugar, boas ideias serão copiadas, e isso, tratando-se de grupos de usuários regionais de um pais que tem um grupo nacional, é perfeito! Além disso, a colaboração pode ser aumentada, pois mais pessoas vão saber o que pretende, e podem dar sugestões ou mesmo ajuda específica em suas ideias.

Definição de coisas a que podem ser transparentes

Copiando de um outro artigo que eu estou escrevendo e ainda não está pronto (url provisória, provavelmente logo dará erro de página não encontrada: http://www.fititnt.org/comunidade/rascunho-reestruturacao-dos-grupos-regionais-de-joomla.html):

  • Nome/email das pessoas centralizadoras principais, com a sinalização do o coordenador principal na presente data. Preferencialmente listar um email no qual todos estes tenham acesso, ou então uma lista de emails do grupo.
  • Data, horário e local do próximo encontro físico entre participantes.
  • Data, horário e instruções de acesso, a próxima conferência online entre participantes.
  • Pontos importantes abordados na ultima (ou ultimas) reuniões físicas/via internet.
  • Lista completa de projetos (traduções, hacks, criações de extensões...) desenvolvido pelo grupo, com listagem do(s) responsáveis por cada projeto, e link para obtenção.
  • Lista de projetos em aberto, com nome(s) de pessoas para se entrar em contato caso alguém queira colaborar/tirar dúvidas.

Além disso, minha sugestão é que todas as ações que envolvam os usuários sejam expostas e descritas. Explicando um pouco melhor:

  • Eventos devem ser anunciados antes, e após haver algum resumo de como foram, e se possível distribuição de apresentações ou arquivos quaisquer, caso aplicável; Se possivel tirar uma foto geral dos usuários do evento.
  • Encontro de usuários devem ser amplamente divulgados antes, talvez até mesmo de alguma forma com ajuda de outras comunidades de outros estados. Isso certamente estimulará usuários de outros estados a participarem do encontros de seus próprios JUGs.
  • Que cada encontro de usuário, físico ou presencial, tenha uma espécie de ata eletronica simplificada, com resumo do que foi discutido a ser colocado no site do JUG; isso ajudaria os membros que não estavam presentes a não ficarem perdidos e até mesmo colaborarem com algum projeto, e até mesmo no futuro serviria como um histórico de atividades, ou um lembrete de que já havia sido pensado antes; obrigatoriamente na ata deveriam haver os nomes dos presentes.
  • Que haja um calendário nacional citando todos os principais eventos Joomla no Brasil, com descrições completas ou links para descrições completas: no caso de teleconferências online, que haja informações até mesmo para pessoas de fora entrarem. Minha sugestão seria usar o Google Calendar com autorização para coordenadores regionais cadastrarem eventos com o marcador do seu respectivo JUG.
Além disso, uma ideia apresentada pelo @iikozen, é que seja feito uma lista de email restrita a todas as pessoas de todos os JUGs regionais do Brasil que querem participar da organização, de modo a trocar experiências e ideias pertinentes, e ajudar numa evolução geral

Aonde entra o auto-policiamento?

Com JUGs mais transparentes, chamadas claras para datas de encontros de usuários, atas simplificadas dos encontros e um calendário de eventos, seria praticamente impossivel de um JUG funcionar mal ou 'mentir' para os outros. JUGs que estivessem com dificuldades, seriam ajudados pelos outros; JUGs que por acaso estivessem sendo gerenciado por pessoas má intencionados seriam criticados abertamente pelos outros. De certa forma, ser transpare

conver

nte dá sim, mais trabalho, mas os benefícios são maiores, e provavelmente só não seriam bem vistos por pessoas que estariam interessados em usar nomes dos JUGs para ganhar vantagens em cima. Além disso, seguir uma política de citar quem faz o que, ajudaria muito a valorizar também os usuários e coordenadores que, por meritocracia, devem ser mais ouvidos, além de, é claro, para o seu respectivo JUG (ou mesmo potenciais clientes em sua região, caso viemos a pensar pelo lado comercial da coisa) seja mais valorizado.

Em resumo, se ficar tão claro, até mesmo para os recem entrados nos JUGs, uma ideia de ética de o que é o certo, e o que não é, é natural que todos os formadores de opinião procurem estar 'dentro do que todos consideram como certo', e as pessoas simplesmente não vão precisar se estressar acusando outras pessoas porque 'todas vão estar fazendo o correto'.

 

URL Reduzida: http://goo.gl/QQV9
comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid