Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Creio que este assunto cada vez mais esteja ficando no senso comum, porém vale a pena reforçar. Ele diz respeito a pessoas que assinam não com seus nomes, e sim com um nome genérico. Os clássicos 'A direção' em papéis por aí, ou mesmo 'Webmaster' ou 'Administrador' em sites. Ora, qual o problema deles? Bem, talvez não seja um grande problema, mas se eles não forem extremamente necessários, por que usá-los?

Casos em que não é possível usar seu próprio nome

Algumas vezes, você não pode usar seu nome. Em ambientes corporativos grandes ou mesmo instituições isso acontece. Um exemplo claro e indiscutível é quando você é o webmaster de um site, porém os textos que você está coletando são de outras pessoas. Logo, ou você 1)usa um usuário genérico, ou 2) usa o alias e sobrescreve quem é o autor, ou 3) define via sistema que para aquele artigo não deve ser exibido o autor. Fica estranho você assumir propriedade sobre algo que você não idealizou, mas sim somente formatou e passou adiante.

Casos em que você poderia (e até deveria) usar seu nome

Exemplo clássicos: e-mails e cartazes

Mesmo que você seja um joomleiro novo e tenha um e-mail contato@empresa.com (que aliás, poderia ser também um seunome@empresa.com - a menos que você seja algo como Cézar Velázquez e seu email seja contato@cezarvelazquez.com.br), ao assinar o fim de seu e-mail, assine com seu nome, e até mesmo com seu cargo ou informações adicionais. Por quê? Porque pessoas preferem lidar com pessoas, e uma empresa 'humana' é mais amigável. Não é uma vergonha ser uma empresa pequena: você pode ser mais amigável e mais próximo do seu cliente do que as demais. Não, não estou dizendo que você precisa necessariamente responder seus e-mails com um 'eu' múltiplo; não, não é isso. Você pode até responder como 'nós', porque considera que dentro desse 'nós' estão parceiros seus (até os que não estão na empresa), mas isso não abre margem para você não assinar com seu nome.

Outro caso são aqueles cartazes na parede assinados 'A direção'. Porra, não tem como pôr um Fulano de Tal/Gerente de Alguma Coisa!? Estes cartazes genéricos passam a impressão de que um cara qualquer, que não é 'da direção', resolveu fazer algo e pregou na parede para chamar atenção.

Sites

Tem um site que só você vai estar postando? É o seu blog? Ora, talvez nem precise pôr o autor em todas as postagens pois qualquer um saberá que é você, e chegaria a ser repetitivo ver o autor sempre igual.

Se você está criando um site que vai envolver um grupo de pessoas e você é o administrador, a ACL do seu site pode ser administrador, porém, poste com seu nome. Exemplos de sites desse tipo são Grupos de Usuários, quer seja de joomleiros ou não. Isso não só serve para deixar claro quem escreveu o que lemos, como também é uma forma de segurança e de comprovação de quem tem direitos autoriais sobre aquele conteúdo do artigo. Ao deixar claro quem escreve o quê, fica claro por exemplo quem são os mais participativos, quem acaba tendo mais reconhecimento. Até mesmo em uma crise ou briga, existindo os nomes nos artigos para que qualquer um possa ver, isso serve para reforçar ideias ou ajudar numa possível 'divisão de bens' dentro do seu casamento-site.

Por fim...

Use o nome que seus pais lhe deram. Não seja algo genérico: seja você. Caso faça ou mantenha uma comunidade de qualquer coisa, evite assinar em nome da comunidade em textos que não exigirem isso. Assine seu nome, uma vírgula ou uma virgula e um enter simples, e algo que você seja para aquele texto é muito mais coerente.

Editado:
Cézar Velázquez tuitou sobre emails que começam com contato@ não serem genéricos e deu um exemplo.

URL Reduzida: http://goo.gl/MnNz.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid