Este screencast contém os 18 minutos iniciais um total de duas horas de configuração do zero, desde a solicitação da instância pelo painel administrativo do AWS, até o acesso, instalação e teste inicial de um servidor NGinx, usando como base um Amazon AMI 2012.3 64bits, que é equivalente a um Linux Centos.

Ele aborda, ainda que de forma não extremamente detalhada:

  • Usa o Windows 7, Putty, WinSCP
  • Como criar e acessar uma instancia na Amazon EC2
  • Como criar uma instancia do tipo spot, que tende a ser mais barada que uma instancia típica
  • Atualização do Amazon AMI
  • Instalação do servidor NGinx. Configuração dele, do tomcat, Hadoop, HBase, rede, de DNS e outros mais estão no restante do vídeo que preferi não liberar publicamente, ainda que essa parte do vídeo atenda ao que o título do post se propõe..

Importante: caso você queira usar o Amazon free tier, em vez de usar uma instância do tipo Spot e um servidor small, deve usar uma instância típica e uma máquina virtualizada do tipo micro.

Você também pode fazer o download do arquivo: Setup de Spot Instance Amazon EC2 region S. America (Sao Paulo).

Lembro que esse screencast foi gravado como parte de uma configuração que eu estava fazendo para um projeto interno, e não um "tutorial pleno". Resolvi liberar publicamente o início para ajudar alguns colegas que querem conhecer um pouco melhor como usar o Amazon EC2.

E quanto as perguntas que vão aparecer nos comentários ao longo dos próximos meses ou anos, uma e outra ajuda, mas entenda que é sem compromisso e sim, posso ajudar, porém em especial se for algo mais complexo, posso aceitar sua sugestão fazer um outro screencast caso eu tenha tempo livre, lembrando que você ainda tem a opção de pedir suporte gratuito nos fóruns de ajuda especifico do AWS. Se acredita que precisa de um suporte profissional, entre em contato.