Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Este screencast contém os 18 minutos iniciais um total de duas horas de configuração do zero, desde a solicitação da instância pelo painel administrativo do AWS, até o acesso, instalação e teste inicial de um servidor NGinx, usando como base um Amazon AMI 2012.3 64bits, que é equivalente a um Linux Centos.

Ele aborda, ainda que de forma não extremamente detalhada:

  • Usa o Windows 7, Putty, WinSCP
  • Como criar e acessar uma instancia na Amazon EC2
  • Como criar uma instancia do tipo spot, que tende a ser mais barada que uma instancia típica
  • Atualização do Amazon AMI
  • Instalação do servidor NGinx. Configuração dele, do tomcat, Hadoop, HBase, rede, de DNS e outros mais estão no restante do vídeo que preferi não liberar publicamente, ainda que essa parte do vídeo atenda ao que o título do post se propõe..

Importante: caso você queira usar o Amazon free tier, em vez de usar uma instância do tipo Spot e um servidor small, deve usar uma instância típica e uma máquina virtualizada do tipo micro.

Você também pode fazer o download do arquivo: Setup de Spot Instance Amazon EC2 region S. America (Sao Paulo).

Lembro que esse screencast foi gravado como parte de uma configuração que eu estava fazendo para um projeto interno, e não um "tutorial pleno". Resolvi liberar publicamente o início para ajudar alguns colegas que querem conhecer um pouco melhor como usar o Amazon EC2.

E quanto as perguntas que vão aparecer nos comentários ao longo dos próximos meses ou anos, uma e outra ajuda, mas entenda que é sem compromisso e sim, posso ajudar, porém em especial se for algo mais complexo, posso aceitar sua sugestão fazer um outro screencast caso eu tenha tempo livre, lembrando que você ainda tem a opção de pedir suporte gratuito nos fóruns de ajuda especifico do AWS. Se acredita que precisa de um suporte profissional, entre em contato.


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid