Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

É possivel instalar o Joomla de forma muito rápida, em menos de um minuto? A resposta é: SIM, é possivel. Descobra como lendo este tutorial. Claro, você também pode usar um daqueles scripts aka 'fantásticos' do CPANEL da vida, mas dai não tem graça e você nunca sabe o que vem no pacote ;)

Antes de qualquer coisa, você deve ter o programa adequado. Caso esteja usando Windows, a melhor na minha opinião é é o putty. Você pode acessar a página oficial com todos os links para download do Putty e fazer download do putty.exe mais recente. Se for Linux, provavelmente qualquer prompt de comando que abrir vai poder fazer isso sem qualquer problema. Não obstante, você pode obter uma lista completa com comparação de clientes ssh na wikipedia.

O primeiro comando que deve usar é o ssh. Abra seu seu prompt. Para quem está acostumado com interfaces mais intuitivas e gráficas, pode estranhar um pouco mas, acredite, uma tela em linha de comando dessas faz o que você com sua interface gráfica demoraria para fazer. Basta que você saiba o que está fazendo.

Ah, e claro, seu servidor deve permitir acesso SSH, Eu pessoalmente não aceito hospedagems para meus sites que não ofereçam esse tipo de acesso, e, não raro cobro mais claro se um cliente tem um host que não oferece esse tipo de comando. Mesmo que tenha lá sua interfaçe administrativa comum de se ver por ai, no caso o CPANEL.

Para quem não sabe, caso você desconheça um comando ou queira ajuda, basta digitar o nome do comando mais --help. Exemplo

ssh --help

Agora faça o acesso ao seu host. Seu host pode ser o número de IP da máquina remota. Então qualquer dominio ou subdomínio que aponte para o IP da máquina remota, serve, mesmo que seja um dominio de outro site que está no mesmo servidor. No meu caso:

Como se autenticar no servidor removo via SSH

ssh fititnt @ webdesign.eng.br # retire espaços vazios entre o usuário e a senha

Aonde fititnt é o seu nome de usuário, e webdesign.eng.br seu host remoto, que aponta para o IP 69.163.174.45. Neste exemplo tive que colocar espaços adicionais entre o usuário e a senha porque o CMS automaticamente adiciona javascript para impedir spambots, e esse javascript adicional apareceria no exemplo. Mas no seu caso é só remover, e no meu caso apenas ssh fititnt@webdesign.eng.br.

Você recebe uma mensagem pedindo a senha para seu usuário, coloque a senha correta e de enter. Talvez na primeira vez aparecerá uma mensagem perguntando se deseja armazenar uma chave de identificação do servidor remoto e se você realmente acredita que o servidor remoto é mesmo quem ele diz ser. Responda yes, ou sim, conforme as opções que lhe derem.

Como avançar e voltar de diretórios (cd)

O comando para fazer isso é o cd de 'change directory'. Basicamente, o parametro adicional dele indica a localização que você vai atingir, sendo que ponto ponto ( .. ) significa subir um diretório

  #estou em /var/www
  cd bancada1/administrator/components
  #desceu 3 níveis: /var/www/bancada1/administrator/components
  cd ..
  # sube um nivel: /var/www/bancada1/administrator
  cd ../../bancada2
  #subi 2 níveis e entrei em outra pasta: /var/www/bancada2
  

Ok, agora que você já está autenticado, e sabe ir e vir, vá até o diretório em que quer instalar o Joomla. Caso o diretório não exista, use o comando 'mkdir nomedodiretório' para criar o diretório, e 'rm - R nomedodiretorioaserdeletado' para deletar caso tenha algum anterior e queira apagar.

Faça o download do arquivo de instalação do Joomla direto no servidor, sem intermediários ( wget )

Vá até o repositório aonde tem os links diretos para download das versões do Joomla, que pode ser acessado através de alguns cliques da página inicial do Joomla.org ou direto do Joomla Forge. Neste momento você pode escolher entre uma instalação full do Joomla, ou um pacote de atualização. Na práica, se você baixar sempre os pacotes full, mesmo que for atualizar, isso não vai fazer qualquer diferença, so vai consumir um pouco mais de banda. Copie o endereço do pacote a ser obtido. No meu caso como a versão mais atual do joomla é a 1.5.14:

wget http://forge.joomla.org/gf/download/frsrelease/10785/42654/Joomla_1.5.14-Stable-Full_Package.tar.gz

Ao digitar isso, será feito o download direto para o diretório atual, de modo bem mais rápido do que você baixando para o seu computador e depois fazendo o upload para o servidor do arquivo compactado ou ( pior ainda) arquivo por arquivo. Uma díca é que em geral pode clicar com o botão direto do mouse e colar o que estiver na área de transferência, no caso, a URL

Descompacte o arquivo (tar)

Depois de feito o download, basta usar o comando certo acrescentado do nome do arquivo para fazer o download. Eu pessoalmente prefiro trabalhar com arquivos tar.gz porque tem uma ótima compressão ( melhor que zip ) para arquivos como os usados em sites, além de tar.gz suportar arquovos MUITO grandes, e, apensar de comprimir um pouco menos que tar.bz2, o tar.bz2 consome mais recursos para compactar e descompactar

tar -vzxf Joomla_1.5.14-Stable-Full_Package.tar.gz

Onde Joomla_1.5.14-Stable-Full_Package.tar.gz é o nome do seu arquivo a ser descompactado

Acesse via navegador e faça o processo normal de inserir os dados do seu site

Com os arquivos descompactados no seu servidor, agora é so fazer o que está acostumado. Next, next, coloca os dados, ok e afins.

Remova o diretório installation (rm -r)

Uma coisa que o CMS Joomla sempre solicita é remover o diretório installation. De forma simples e rápida:

rm -r installation 

Pronto!

Considerações finais

Resumindo, o tutorial é simples assim. Na prática dá pra se instalar ou atualizar um joomla em menos de um minuto, mas pode demorar mais tempo se você ainda tem que criar os bancos de dados ou tem que fazer algum outro detalhe antes. Em um próximo tutorial eu vou explicar um pouco melhor sobre comandos que podem ser dados, e possiveis problemas e soluções que você poderia encontrar, citando inclusíve como usar o chown e o chmod que são bem úteis.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid