Warning: Undefined array key "HTTP_REFERER" in /home/fititntorg/fititnt.org/plugins/system/algseo/algseo.php on line 285
Treinamento permanente online por assinatura

Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Oficialmente desde 2012-04-06 18:46:21, data do primeiro artigo no site específico, é que iniciei este projeto. Naquela época já imaginava que ao anunciá-lo causaria certo furor, e não por acaso durante a fase alpha deixei o conhecimento prévio dele a uma quantidade mais restrita de pessoas. Bem, mesmo assim tive problemas. O que vai ler nesse anúncio, é um pouco mais conservador do que eu idealizava de início, e perdeu de forma significativa um caráter pagar-e-entrar em vista de um receio de pagantes não razoáveis poderiam incentivar passar a ter uma abordável medíocre e superficial, como também tomar meu tempo em trabalhos que movo em paralelo de consultoria e de desenvolvimento.

Saiba o que está contratando

Este é um artigo referente a um serviço profissional que presto como consultor independente, ou, quando aplicável, como empresa. Antes de entrar em contato, recomendo que leia mais sobre quem sou para ficar mais seguro sobre sua escolha.

Sobre o treinamento permanente

Participo de fóruns e listas de email há anos, e já ajudei em muita gente que nem conhecia com dúvidas que eram recorrentes. Admito que meu interesse maior era quando aparecia uma pergunta nova, em que a pessoa descrevia em detalhes o problema, e demonstrava que tinha tentado resolvê-lo sozinho. Já nos meus contatos profissionais da área, volta até hoje ainda ajudo, e, por mais normalmente fosse um pessoal mais experiente, é uma tendência significativa de centralizar em dois pontos específicos as causas por atrasos de que, quando acontecem, é de forma extremamente marcantes na produtividade: a falta eventual de pré-requisitos básicos, e a dificuldade ou falta de tempo em se manter atualizado.

Pessoalmente, também por escolher trabalhar consultor e programador freelancer, tendo já faz alguns anos a trabalhar/pesquisar entre 50 a 80 horas por semana, e pelo menos metade desse tempo raramente abri mão de não ser pesquisa e desenvolvimento de algo não ligado a cliente especifico. Depois de um tempo, percebi que valia a pena parar e aprender a fazer algo direito, pelo menos da primeira vez, e com isso ganhava tempo. E perguntas, mesmo as de fóruns, passei a procurar em vez de responder tudo outra vez, tender a linkar com algo que já estivesse detalhado

Por permanente como é apresentado aqui, entenda como um treinamento que abre mão de ser focado totalmente em ser um curso pontual com ajuda após, para conteudo ministrado ao longo do(s) ano(s) no qual se é assinante. Os códigos fontes de tecnologias que forem ministradas são evoluidos progressivamente e uma preocupação em também liberar, quando pertinente, conteúdo antes de uma tecnologia estar amplamente suportada e usada no mercado.

O básico

O básico é tedioso, mas mesmo que a pessoa para para saber só o mínimo para resolver um problema imediato, ela pode resolver isso com um custo baixo. Problema é continuar precisando disso, e, por não ter pago mais esforço, tende a sempre ter que pagar esse custo que pode sair bem caro, em especial quando algo dá errado e não sabe o motivo. Depois de vários anos respondendo as mesmas perguntas para pessoas que eu nem conhecia em fórums e listas de email, percebi que eu perdia menos tempo se organizasse várias dessas respostas de um modo que não abrisse margem para ter que reexplicar, e passei a só fornecer links. Dá certo.

Pagar por um conjunto sendo que boa parte dele alguém pode pré-saber pode parecer perda de tempo, como um desenvolvedor fron-end sobre o porque de tags h1-6, porém não acharia idiota ter disponível que o problema de não conseguir instalar um tema em um CMS é causada por permissões e ter dissecado o como-faz para resolver o problema.

Algo básico para uma pessoa não é para outra. Se um Sysadmin só quer fazer um formulário de contato e não tem interesse em ir além, Ok: um sistema de pesquisa ou mesmo FAQs temáticos ajudem ele. Se o dev front-end pegou um freela e quer uma ajuda e acredita que pelo preço que recebeu vale a pena ficar algumas horas vendo vídeo de como configurar servidor e outras questões de segurança, e vai tercerizar a manutenção, Ok. São propósitos diferentes, mas o conteúdo de base é o mesmo.

E sabe uma coisa sobre o básico? Ele não muda: vale a pena fazer direito uma vez, atualizar quando for necessário e seguir em frente.

Inovação

Inovar é algo que envolve testes. Testes envolvem tempo e, ainda que indiretamente, dinheiro. Uma pessoa sozinha pode considerar que não tem tanto tempo e dinheiro pra testar um conceito que poderia ser bom. Se você juntar mais pessoas com o mesmo interesse, fica mais fácil. Se além disso, elas tiverem as bases, o feijão-com-arroz em um tema que parecia antes inútil mas agora o é, melhora. E ainda assim, se o tema é claramente interessante, a forma como elas estão reunidas, e até pagaram algo, nada impede que uma, e quem sabe em algum momento até mais pessoas, tenham o tempo ou infraestrutura custeada.

Isso pode soar meio simples como apenas fazer um benckmark de performance de um software ou filmar o uso e mais de uma extensão, em especial as novas, e deixar para a pessoal decidir qual vai preferir. Mas pode ir mais além com situações que tem de ser aproveitadas logo, como alguns um ano atrás em que a procura por agências por quem fizesse aplicativo para facebook era mais alta que a oferta, os preços pagos eram bem interessantes e mesmo assim poucas pessoas, dentro do Brasil pararam para ler a documentação oficial e perceber que podia ser um mero passa um tempo cadastrando o aplicativo no site, ter um SSL, e deixar a maior parte da lógica dentro de um servidor externo.

Não vou negar que boa parte desse projeto também é baseado no fato de que o Joomla/JPlatform, do qual sou especialista, para quem tem um foco de programação nessa época está mudando rápido e que uma ideia como essa acaba sendo um clube com o pessoal mais chegado. E há uns poucos meses descobri que um ponto específico em HTML5 que eu tinha aprendido em mais de uma referência em português, e uma e outra em inglês, fora "raso" demais e eu estava fazendo errado e indo de cabeça, e ver que eu estava fazendo errado, prepotente que sou, realmente fiquei estressado. Eu sou dev backend: na minha área específica várias vezes nos ultimos anos tive que correr atrás de coisa que nem estava documentada, e realmente me tirou do sério pensar que eu aprendi errado de um e outro site de referência e os caras nem pra ler a documentação oficial que tem o negócio escrito detalhadamente?

Segurança

Segurança é outro ponto sensível. Bem, pelo menos para quem ou é programador, lida com consultoria ou atende alguma entidade que requer mais atenção, como software para o governo e instituições de porte significativo. E o ideal é tornar mais transparente o problema e como ele ocorre, porém isso requer discrição e responsabilidade de quem tem acesso. É recorrente, quando falamos de gente grande, situações em que um software é um fork ou então não pode ser atualizado de imediato, e é melhor saber o que está acontecendo do que ficar à própria sorte. E, mesmo para quem só programa, isso definitivamente ajuda a repensar o próprio código.

Público alvo

O publico alvo é o o profissional que já atua como desenvolvedor front-end, back-end, Sysadmin e/ou consultor de segurança. Ainda que temas sejam abordados sem presupor conhecimento prévio, é pre-requisito atuar em alguma área e não ser iniciante.

É pre-requisito permanente:

  • Foco em antender clientes finais, ou alguma entidade específica, i.e., nicho no qual não faz diferença como você aprendeu, mesmo em consultoria/treinamento não aberto a publico em geral e com remuneração
  • Sem tendência a "se inspirar severamente" em áreas nas quais já não seja previamente um especialista e ministrar cursos abertos a público em geral e com algum tipo de remuneração. (Vide aviso no início deste anuncio)
  • Ser ético, i.e, desde não liberar acesso a material a pessoal que não teve autoriozação prévia, não usar o conhecimento ad para causar danos (ex. abordagem sobre prova de conceito de falha em versão de CMS ser usada para invasões), entre outros tópicos. White hat sem problemas
  • Ter uma política de preços não predatória nem fazer propaganda enganosa

FAQ (versão pública)

Referências da qualidade do curso

Veja diretamente com alguém que já faça parte, exceto se for convidado diretamente por mim.

Datas e duração

Salvo algumas excessões que podem requerir uma data e horário, o regime de funcionamento não requer que as pessoas estejam online ao mesmo tempo.

A duração será de pelo menos um ano além da data do ultimo inscrito ou renovado.

Caso não haja mais interesse em continuar com o treinamento permanente, ou os membros que tiverem tempo remanescente continuarão tendo o serviço como sempre tiveram, ou será renegociado caso a caso uma solução de contorno que aceitarem

Disponibilidade de vagas

Não tenho interesse em um fluxo mensal mais do que razoável de novos membros nem de manter um grande numero de assinantes anuais.

O objetivo é manter um serviço no qual seja natural o interesse pela renovação, e isso quer dizer que em algum momento pode haver uma trava rígida na adição de novos membros.

Termos de Uso e outras garantias sobre a prestação do treinamento

Esse tipo de informação é liberado a pessoas que tenham tendência a se encaixar no público alvo em potencial.

Preço

Algo que eu considere razoável. Necessariamente será via pagamento de anuidade, um valor um pouco maior de início, e os demais anos algo plenamente aceitável frente ao público alvo.

A razoabilidade do valor pode, e tende fortemente, a variar com a quantidade de conteúdo existente ou mesmo outros fatores internos variáveis a cada mês, como minha disponibilidade de tempo ou interesse em aceitar pessoal, porém há um compromisso de não divergir do valor oferecido aos que já estavam antes no treinamento.

Inscrição

Além de se encaixar no público alvo, deve ou ser referenciado por alguém que já esteja dentro e que aceite ser responsabilizado solidariamente caso você quebre alguma regra significativa dos termos de uso.

Você também pode tentar entrar em contato, e falar sobre que é, no que e para quem trabalha. Alguns casos específicos tendo a ser mais acessível, mas mesmo depois do contato inicial, posso demorar semanas ou mesmo meses até ter certeza se você tem o perfil.

É possível fazer só uma área do treinamento e não assinar todo ele?

Posso mudar de idéia no futuro, mas a principio, exceto por treinamentos presenciais, como de Treinamento: Template Joomla Puro, que é aberto, não pretendo fracionar.

Considerações finais

Entendo que alguns pontos, como não ter uma sumula objetiva, um preço explícito e principalmente não ter um carater aberto típico deixem a desejar, mas tenho minhas razões. Como grupo de treinamento fechado, preocupado com evolução progressiva e e uma abordagem atípica, é melhor ter referências de quem você já conheça do que eu simplesmente escrever.


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid