Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Se você não sabe o que é codding dojo, veja essa referencia no Coding Dojo - UFSC. Fortemente recomendo ver essa apresentação com audio de 5 minutos do Serge Rehem.

A ideia geral do dojoomla que eu estava proponto era ser um coding dojo focado no desenvolvimento em Joomla. Não saiu exatamente como eu esperava, que era ver mais de um foco diferente, em especial algo como programação de extensões, desenvolvimento de identidade visual e administração do CMS. Talvez por falta de tempo e organização prévia especifica para essa parte do evento, algumas adaptações foram feitas, e o escopo foi reduzido para criação do template do joomleiros.com, conforme identidade visual já criada previamente, justamente durante um 'happy hour' depois do ultimo dia do evento. Então, imaginem como o pessoal estava...

O video abaixo tem 4 horas gravadas da tela do notebook usado no dojoomla. Se preferir, baixe o vídeo com qualidade melhor em http://cdn.fititnt.org/jdbr/2011/Dojoomla-jdbr11.mp4.

 

Alguns pontos, não necessariamente previstos ou ideiais, mas que ocorreram durante esse dojoomla. Observe que algumas frases aqui podem não fazer nexo para você. Para você.

  • Havia um objetivo específico, um layout a ser seguido, o que se aproxima de um Desenvolvimento Orientado a Testes (Test Drive Development - TDD).
  • O código era de posse coletiva. Todos eram donos, e não precisavam pedir autorização para alterar. Isso acrescentava uma dificuldade maior e forçava cada um a entender melhor o que estava acontecendo (Collective Ownership)
  • Refratoração do código. De tempos em tempos alguém reescrevia o que já havia sido feito (Refractoring)
  • Todo o código foi feito com duas ou mais pessoas, um piloto e um ou mais copilotos, aka programação em pares (Pair Programming)
  • Todos os participantes, com excessão ao @griiettner, estavam em algum nível alcoolizados. Era um happy hour . E some a isso que programar bebado é um desafio a mais a ser enfrentado xD

Existem outros pontos que certamente esqueci, mas quem já teve alguma intimidade com Programação Extrema, que é uma metodologias de desenvolvimento de software, e esteve presente deve ter percebido diversas singularidades especiais nesse dojoomla, cuja principal diferença é que foi feita de forma suavemente (para não dizer alcoólicamente) mais despojada. Não obstante, tenho certeza que algumas horas ali vão ajudar alguns dos presentes a não só melhorarem a integração com outros usuários de Joomla como também serviu como um convite a metodologias de programação. O ambiente não era de um confronto, ou um em que alguém deveria se mostrar melhor que outro, mas sim um que as pessoas estavam para trocar conhecimento, e, nesse sentido, acho que foi vitorioso.

Algumas fotos do dojoomla:

 

Agradecimentos especificos: @pedrorenan pelo projetor emprestado lá do Tocantins; ao pessoal da organização do JoomlaDayBrasil2011; @griiettner por ajudar a buscar cervejas no mercado ; as vinícolas da serra gaúcha por proverem bons vinhos e a todos que participaram do dojoomla!

Fora isso, deixo para o pessoal comentar o que achou dessa primeira tentativa de dojoomla. Certamente tem o que ser melhorado, mas pelo menos não deixou de acontecer e, melhor ainda, já adiantou algo que vai ser util.

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid