Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Este artigo é focado em explicar o que eu vou chamar de Cowork Joomla! (CwJ) . Na prática, é aplicar o conceito de cowork a trabalhos na plataforma Joomla, porém aqui faço uma explicação breve do que seria para evitar que pessoas entendam de forma errada.

Observe que do meu ponto de vista, há uma diferença significativa entre dizer Cowork Joomla e Cowork Joomleiro. Cowork Joomla é mais aberto, flexível, e pode ser e totalmente comercial e sem retorno para a comunidade. Já Cowork Joomleiro, necessariamente seria focado em haver um retorno a um grupo que aos que o excecutam se se consideram participante e, necessariamente, sem explorar comercialmente tal idela.

Cowork Joomla!

Cowork Joomla! é, como princípio, um cowork, porém com o foco aplicado a plataforma Joomla!. Logo, para compreender deve entender o que é esse outro conceito recomendo a leitura em http://pt.wikipedia.org/wiki/Coworking e http://en.wikipedia.org/wiki/Coworking, e, obviamente, aplicado a um nicho específico de conhecimento. Pronto: você já sabe o que precisa saber, e não precisa continuar a leitura deste artigo.

Definição de Cowork Joomla!

Creio que várias definições diferentes, mas ainda assim pertinentes, poderiam ser dadas. No momento em que escrevo este artigo, diria que uma delas é:

  • Cowork Joomla é mutualismo aplicado a profissionais Joomla!

Não tenho certeza que o melhor termo na frase acima seja mesmo mutualistmo ou protocooperação. Sugestões?

O que Cowork Joomla é e o que não é

Apenas para ter certeza, em especial ao pessoal que ainda não conhece o conceito de cowork, vou dar uma ideia geral de alguns pontos marcantes para ter certeza que não confunda, não se sinta deslocado, nem acabe constrangendo outras pessoas.

O que CwJ NÃO é

  • CwJ não é curso presencial ou suporte gratuito. Presencialmente já se tem os encontros de usuários e os JoomlaDays para isso;
  • CwJ não é curso/workshop/suporte/consultoria presencial curso pago. Se alguém tem que pagar algo, dê outro nome;
  • CwJ (Cowork Joomla!) não é obrigatoriamente uma troca de ajudas com retorno ao grupo em que os presentes simpatizam (grupo aka como comunidade, não grupo uma ou mais empresas com foco comercial)
  • CwJ não é um local e momento ideal para 'tirar todas as suas dúvidas'. Você obrigatoriamente já deveria saber algo minimo de uma área e que possa ser produtivo para outros e, se não estiver certo, converse previamente com os que irá encontrar se seria bem vindo.

O que CwJ é

  • Cwj é uma troca de ajudas em que ambas as partes se beneficiam.
  • CwJ é um local para ir pensando em ajudar e obrigatoriamente prover algum conhecimento que os demais não o tenham. Você pode não ser um profissional que sabe muito do CMS, mas pode ser um especialista em design, em administração de redes, em SEO, em algo que, no seu entendimento, valeria a pena ser usado como moeda de troca.
  • CwJ é um local para ir com fone de ouvido, e não deixar de fazer seus trabalhos e serviços pessoais, e entender que os demais podem fazer o mesmo. O tempo em que a pessoa está lhe ajudando, para que ela continue se sentindo bem em um cowork com você, deve valer a pena.
  • CwJ pode ser feito em qualquer lugar, porém preferencialmente de forma presencial. Pode ser um ambiente livre, como uma cafeteria, um bar, ou em um ambiente expecialmente feito para cowork.

Vantagens de um cowork Joomla!

Um CwJ é quase tão eficiente quanto um encontro de usuários Joomla ou um JoomlaDay para se aprender, porém leva em consideração algo que poderia ser aplicado no dia-a-dia de forma razoável. Os usuários do CMS Joomla tendem a ser extremamente dispersos, e algo mais presencial levado em um ritimo saudável pode ajudar a resolver esse problema sem obrigar empresas a se fundirem ou você assumir uma parceria. Ele pode ajudar a se encaminhar para isso, mas em essencia, está mais para uma cerveja ou café, com seu notebook e trocando ajudas com um cara que trabalha em uma área parecida com a sua.


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid