Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

O Virtuemart é componente integrado ao Joomla mais usado como extensão de comércio eletrônico. Se você algum dia no passado ou então no futuro quis tornar seu Joomla uma loja, certamente pensou ou pensará nessa opção. Outras opções famosas, que se tem também algum tipo de integração com Joomla, são o OSCommernce e o Magento, que nos últimos tempos tem ganhado mais espaço de destaque.

A título de comparação não profunda, eu pessoalmente considero que o Virtuemart se torna mais interessante se você faz questão de ter o framework/CMS Joomla integrado ao seu portal, sendo que integração do Joomla com estes outros comércios eletrônicos pode ser sim realizada, mas não é tão suave de ou realmente bem integrada em todos os aspectos. Por outro lado, àqueles que querem apenas o portal de comércio eletrônico, OSCommerce e, em especial, Magento tem suas vantagens, e cabe a você pesquisar um pouco mais e tirar suas conclusões.

Suporte oficial ao componente Virtuemart

Quando você tiver dúvidas sobre o componente virtuemart, você pode tirar elas em alguns dos locais preferidos de dúvidas gerais sobre Joomla ou, sugestão altamente indicada, em especial em caso de perguntas mais complexas, é usar o fórum oficial (em inglês):

http://forum.virtuemart.net/

Suporte adicional dado por desenvolvedor Joomla brasileiro

Uma opção em português para suporte virtuemart é dada pelo desenvolvedor @fernando_soares, que tem em seu currículo a colaboração ou desenvolvimento de soluções específicas para este componente, algumas específicas a características regionais do Brasil:

http://www.fernandosoares.com.br/index.php?option=com_kunena

Detalhe significativo para o que esperar do Virtuemart

Algo que foi anunciado não faz muito tempo, é que o componente virtuemart está sendo totalmente remodelado dentro dos padrões MVC. Para os mortais, isso quer dizer que o código atual do virtuemart segue um padrão de programação não tão amigável para programadores não experientes entenderem a lógica de funcionamento da extensão. Não obstante, com a mudança significativa em como o componente será estruturado, para o usuário final não é esperado grandes mudanças a curto prazo, mas que certamente vai atrair mais desenvolvedores para dentro do desenvolvimento do componente Virtuemart em si, e, claro, para desenvolver novas extensões/integrações. Resumindo: é esperável que após a conversão para padroes MVC, o Virtuemart cresça mais rápido e com mais opções.

Enfim

Estes dois fórums são interessantes de se pesquisar caso tenha alguma dúvida, ou de perguntá-la caso não tenha encontrado resposta. Lembrando que caso algum leitor tenha sugestão de outros fóruns específicos de Virtuemart, podem fazer a sugestão que adiciono aqui.

 

 

 

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid