Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Estou vendo a viabilidade de um curso presencial em Porto Alegre, com tema ainda a ser definido porém por questões obviais focados no Joomla!, em Porto Alegre, com data e local também a ser definido. Meu objetivo é além de doar todo o lucro, ou no mínimo parte muito significativa significativa ao caixa do JUGRS, bem como no mesmo pacote o que for acordado entre os membros, a exemplo de caneca, camiseta, bottons, ou mesmo algo mais significativo como jaqueta ou pasta e mochila com a identidade visual do grupo.

Deixo a disposição dos interessados qual tema exatamente seria de preferência, porém enfatizo que deve abordar a versão mais recente da ferramenta, que no caso seria Joomla! 1.7. Outro ponto significativo é que a ideia original é ser 8 horas, em um sábado a ser definido, de modo que permita até que o pessoal tanto do interior como os de de fora  estado possam vir (como uma membro do JUGRS que chegou vejo com o marido de Santa Catarina no ultimo curso aberto).

Aceito sugestões dos temas que tiverem maior interesse e procura. Imaginando um curso de 8 horas, teria como propor um desses

  • Desenvolvimento de templates Joomla! com HTML5, CSS3 e Mootools 1.3 - Publico alvo: designers, com conhecimento prévio em HTML4+ e CSS
  • CMS Joomla! 1.7 e o não tão obvio - Publico alvo: administradores de CMS
  • Framework e MVC Joomla!: foco adaptação e upgrade de site e, de forma simplificada, extensões de Joomla 1.5 - Publico alvo: Administradores avançados, com conhecimento prévio em PHP e ótimo no CMS Joomla 1.5 ou superior
  • Framework e MVC Joomla!: foco criação de soluções rápidas  - Publico alvo: Administradores avançados, com conhecimento prévio em PHP e ótimo no CMS Joomla 1.5 ou superior.

Explicação longa:

Na proposta de Desenvolvimento de templates Joomla! minha sugestão é que sejam templates escrito do zero, sem uso de frameworks prontos, e com fornecimento de principais rotinas que são uteis ao se construir template, voltado a um publico que não sabe PHP mas que tem conhecimento prévio razoável de HTML e CSS. Além disso, nessa proposta abordaria alguns pontos que tendem a ser mal compreendidos em HTML e CSS, mas que são essenciais para escrever um bom tema. Assim como as demais propostas, seria abordado também como tornar não só seu tema, como também extensões do core e de terceiros compatível com HTML5 e CSS3.

Na proposta CMS Joomla! 1.7 e o não tão obvio, envolve ministrar um curso voltado a quem já tem experiência prévia com algum CMS, mesmo que não seja Joomla, ou há alguém que não teve a chance de ver todas as potencialidades desde a versão 1.6, que foram significativas. Importante que o foco seria dado a questões que eu, pessoalmente, percebo que são mais complicadas tanto ao iniciante como a alguém que não explora todas as possibilidades.

Na proposta Framework e MVC Joomla!: foco adaptação e upgrade de site e, de forma simplificada, extensões de Joomla 1.5 , uma explicação geral e simplificada de como o Framework Joomla funciona, conceitos de MVC, bem como questões envolvendo a atualização de versões do CMS Joomla de 1.5 para 1.7, que não é trivial se você fez muitas customizações.

Na proposta Framework e MVC Joomla!: foco criação de soluções rápidas, seria uma explicação geral e simplificativa de como o Framework Joomla funciona, conceitos de MVC, bem como um misto entre explicar como criar módulos, parcialmente plugins, e, em detrimento de não explicar a criação de componentes, abordar o conceito de template overrides.

Comentários

Observe que, para uma duração de 8 horas, qualquer das propostas aceitas resultará em uma quantidade massiva de informação passada em pouco tempo. Também para evitar perder tempo, boa parte de códigos que forem necessárias já estará pronta conforme possíveis etapas no processo de explicação. Mesmo depois de definido um dos temas, demorará pelo menos um ou dois meses para a excecussão do curso, de modo a garantir que esteja bem trabalhado e, caso algum conhecimento prévio de alguns alunos não seja o ideal, tenham chance de estudar por conta. Outro ponto é que, diferente da primeria palestra aberta que dei sobre Joomla 1.6, que tinha um carater maior de convidar para participar do JUGRS, nesta somente os brindes, a doação de valores para o JUGRS e o tempo o almoço ou jantar depois teriam esse carater, por questões de tempo.

Considerações finais

A principio serão no máximo os 12 interessados na participação e, dentre esses, gostaria que tivesse alguma ajuda e ver local, encomendar os produtos que serão entregues aos membros e afins. Se o grupo ficar bacana, deixo claro que tenho interesse em me disponibilizar pelo menos uma vez no meses seguintes pra ajudar em um grupo de estudos sobre o tema abordado.

Outro ponto é que qualquer empresa que quiser dar um apoio financeiro, o grupo de usuários provavelmente aceitaria, divulgaria seu apoio e te agradeceria, e tal doação faria diferença para algum evento futuro, como um JoomlaDay Gaudério.


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid