Warning: Undefined array key "HTTP_REFERER" in /home/fititntorg/fititnt.org/plugins/system/algseo/algseo.php on line 285
Minhas impressões sobre o JoomlaDayBrasil2011

Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Este post irá falar das minhas impressões com o JoomlaDayBrasil ocorrido oficialmente 2 e 3 de setembro de 2011, e que me fez permanecer em Florianópolis até dia 5 de setembro, para aproveitar ainda mais o evento e a conversa com colegas. Bem, vamos do início...

Antes de iniciar o evento, os poucos organizadores que estavam realmente trabalhando de forma mais significativa, e cito em especial o @tetejui e, depois, o @pmichelazzo, estavam sobrecarregados. Típico: Joomladays sempre são meio que assim, então sem novidade. Quando o negócio começou a ficar mais complicado, e alguns reclamaram de nem me lembro mais o que, o @danielcorrea , que também era um dos organizadores auxiliares, postou em seu site o O que eu ganho com isso? que logo depois desencadeou o meu artigo fititnt.org/joomleiro.html. Foi perceptivel as reclamações abaixarem um pouco o tom. Depois disso só houve um desacordo sobre cobrar um valor adicional ou não pelas oficinas ministradas no JoomlaDay, mas acabou ficando livre.

Outro ponto também era que eu me lembro do @tetejui receoso com a quantidade de palestras sugeridas, Em certa altura da entrega das palestras, não haviam muitas. Eu disse que esperava que o pessoal deixasse tudo para a ultima hora, e que eu pessoalmente tinha muita coisa que poderia ser dita, mas que levaria um bom tempo para dizer tudo, mas, visto que ele estava mesmo receoso, poderia me esforçar para fazer algumas sugestões consistêntes, em especial focadas mais para o lado de programação. Foi então que em vez de fazer uma palestra/oficina grande, quebrei em duas palestras e duas oficinas (PHP e SQL para JoomleirosJoomla também é Framework (v11.1) Plugins Joomla!: exemplos práticos, Módulos Joomla!: do hacking consciente a criação de algo novo ), sendo que das minhas propostas, apenas uma foi aceita e, felizmente, era a de PHP e SQL para Joomleiros. Se digo felizmente, é porque todas as outras de certa forma eram meio dependentes dessas, então definitivamente era uma boa pedida. Outro ponto que cito nesse momento é que, pelo que entendi, uma das reclamações que fizeram eram de que sugestões de palestras de outros não tinham sido aceitas. Nesse sentido, deixo a dica pro pessoal aí que, eu deixei de ter três sugestões aceitas para o evento e nem por isso reclamei. Aliás, não sei se perceberam, mas a organização do evento tinha até sala preparada para eventos não previstos, e elas estiveram disponíveis durante o evento. Então... quem queria mesmo espaço, teria tido, se é que não usou essa chance.

A chegada a florianópolis

Eu fui na manhã do evento no mesmo avião que o @alex_correa, e, para nossa felicidade o @kabelo51, que embora more em Santa Catarina é membro do @joomlatche, nos deu carona do aeroporto até o hotel do evento. Aliás, não era muito perto, e o transito em Florianópolis, pelo menos se comparado ao de Porto Alegre, não é dos melhores, algo como uns 80 reais de taxi.

Minha palestra

Quando estava idealizando a palestra, pensei se deveria reduzir o escopo a detalhes mais básicos e pertinentes, e cheguei a fazer isso, mas depois pensei melhor e arrisquei mais conteúdo. E isso resultou em uma palestra de 50 minutos com 44 telas a serem repassadas, e não falo de telas com apenas frases ou imagens simples. Se você acha que isso é muito, imagine que quase coloquei mais ainda. Eu queria ressaltar o que era mais importante mas... muita coisa era importante!

As primeiras telas da palestra, em especial a explicação sobre hardware e a de como setar o ambiente de desenvolvimento foram explicadas com mais paciência, agora o resto todo... foi de forma um tanto quanto... frenética. Assim que vi pessoas meio desesperadas tentando acompanhar o rítimo e escrevendo, eu parei para dizer que a palestra seria distribuida mais tarde.

A minha palestra foi provavelmente mais técnica do que boa parte da plateia estava pré-disposta a entender, porém acreditei ser pertinente na ideia geral. É um fato que eu gostaria de poder ter falado também durante o evento da sugestão Joomla também é Framework (v11.1) e prover combo em duas horas bem consistentes, mas fica para uma próxima; até aproveito o gancho deste comentário aqui para usar isso como motivo do porque não falei tanto do framework nessa palestra que apresentei.

Outro ponto sobre a minha palestra é que até estranhei mais tarde ao perceber que o número de pessoas que sairam no início da minha palestra não ficou ruim em relação a outras palestras. Bem, das duas uma: ou estavam gostando, ou era tão inicio de evento que as pessoas estavam constrangidas de sair no meio de uma apresentação

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid