Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Talvez você tenha chegado a este artigo por algum colega quis lhe ajudar, ou mesmo porque algum profissional que já trabalha com Joomla quer que você entenda que, ao procurar fazer seu site Joomla você mesmo, muito provavelmente não será tão 'simples quanto parece' para alguém que está iniciando. Isso não quer dizer que manter e atualizar um site em Joomla é necessariamente difícil, mas sim que iniciar e configurar exatamente como você quer, tende a isso. É a regra dos 80/20: 80% do seu projeto fica pronto em 20% do tempo, agora os outros 20% do seu projeto...

A movivação deste post depois de mais de dois exemplos recentes de colegas que iniciaram a pouco em Joomla do JUGRS e também ao perceber que isso que discuto aqui é mais comum do que parece.

Ao afirmar o que o título deste artigo diz, foco em especial aos que já tem alguma experiência em Web, mas pouca ou nenhuma em CMS Joomla. Podem ter experiência em HTML/CSS puro, ou mesmo em Wordpress, que é sim mais simples de fazer o básico em apresentação visual, mas ao descobrirem que "a solução para seus problemas" pode estar no Joomla!, sua experiência prévia os leva a já transpassar alguns passos típicos na cadeia de aprendizagem Joomla, comprar um tema pronto e... ter dificuldades bem acima do esperado, não só pela demora em desenvolver algo parecido com a "demonstração do site aonde foi comprado" mas também porque algumas coisas que querem fazer simplesmente podem nem mesmo conseguir. Neste texto quero ajudá-lo a entender o porque disso, e até mesmo fazer com que procure ser menos otimista com prazos de entrega curto, não se decepcionar nem decepcionar um possível cliente final.

Algumas afirmações para fazer você pensar a respeito

  • Para desenvolver em Joomla! (configurar apresentação de artigos mais refinada, fazer um assemble de extensões, ou criar/alterar uma extensão), é essencial ser um administrador avançado do CMS.
  • Conteúdo é rei. Em especial demonstrações de temas partem do princípio que seu site terá muito conteúdo a ser exibido, quando não mesmo fotos e vídeos.
  • Edições mais refinadas, ou nem tão refinadas assim, exigem pelo menos um bom conhecimento em CSS e HTML prévio. E ao lidar com temas que são baseados em frameworks de templates complexos, é requerido não só conhecimento em PHP, como também no framework específico.
  • Projetos com um foco específico, em que é imprescindível ter o uso de uma extensão externa ao Joomla idealmente requerem que se tenha experiência razoável ou avançada na extensão específica.
  • O servidor que hospedará o seu CMS pode se comportar de forma diferente do esperado, por isso é pertinente ter experiência no servidor que hospeda o seu CMS.

Se das afirmações acima, você olha para sua experiência atual e aliada ao que o projeto exige e percebe que alguns dos pontos acima lhe são pertinentes, é o momento ideal de parar tudo e tentar ser realista: não que deva desistir, mas sim que, mesmo que for para passar um prazo não tão realista assim para um terceiro, que pelo menos a você, esteja claro que pode ter problemas e atrasos na entregua. Este é o momento aonde antes de dar um orçamento a um terceiro, você vai parar e ver se 'é possivel mesmo fazer isso'.

Minhas recomendações a você:

  • Experiência é inversamente proporcional ao tempo de desenvolvimento e ao coeficiente de cagaço.
  • Antes de dar um orçamento a algo que nunca fez, pare e teste se consegue fazê-lo, mesmo que demore horas, para domensionar melhor o tempo que será necessário para entregar bem como setar um preço realista.
  • Se vai comprar um tema, procure ver se consegue se adaptar a um template do mesmo fornecedor. Os principais desenvolvedores de templates provem um template gratuito que usa seu framework como base. Faça o download e os testes antes de comprar. NÂO BAIXE TEMPLATES PIRATAS DE FONTES DESCONHECIDAS.
  • Cuidado com servidores novos e desconhecidos a você, em especial se forem brasileiros. Problemas que dependam deles tendem a demoram dias para serem resolvidos.
  • Dimensione bem seu projeto. Na dúvida, procure ser minimalista e o mais simples possível.
  • Não desenvolva qualquer projeto novo em Joomla versão 1.5. Aprenda as versões mais recentes do Joomla. (afirmação em 2011-08-31)

Nota: por coeficiente de cagaço, entenda risco percentual de algo sair fora do esperado.

 

comments powered by Disqus

fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid