A version of this article into another language is available. If you prefer, visit English version.

Para quem ainda não viu o que estar por vir para a nova interface do Joomla 3.0, o template administrativos Isis, baseado no Twitter Bootstrap, permite uma interface responsivo, e que é bem vinda em especial para quem queria algo mais "moderno". Neste artigo, chamo sua atenção para uma discussão que está ocorrendo nesse exato momento para como lidar com a forma como a adição de submenus é feita até o CMS Joomla 2.5 será implementada no 3.0. Se você em especial é desenvolvedor de componentes, ou até mesmo especialista UI/UX, esse é o momento em que você participar a opinar.

Jomlres Submenu, screenshot by kyleledbetter

O template administrativo Isis lhe da mais poder para renderizar seu submenu

Conforme @kyleledbetter afirma, o Isis permite um controle padrão extremamente poderoso do submenu, como pode ser visto em http://awesomescreenshot.com/020cofl2c. O que de modo padrão antes permitia ser feito apenas via um nível de submenu, agora permite pelo menos um segundo nível. Quem lida com sistemas complexos agradece!

Relacionado a este post, recomendo a leitura do fórum de UX do Joomla Extension flexible sub menu's, que aborda uma discussão sobre os diferentes meios, desde como o CMS Joomla Faz, até como algumas extensões implementam, de gerenciar submenus.

A quebra de compatibilidade com submenus do 2.5 no CMS Joomla 3.0

Alguns dias atrás, durante a fase de testes do Joomla 3.0 pré alpha 2, quando foi feito um convite explicito para que desenvolvedores testassem suas extensões com a nova UI, fui testar minhas extensões e percebi que, com exceção dos componentes nativos, o Isis não estava renderizando os submenus da forma como O CMS Joomla sempre fez. Como não havia uma documentação específica sobre esse comportamento, bem como o template administrativo Haltor (o template acessível) e o Bluestork (o atual que você usa no 2.5) o exibiam como estamos acostumados desde o Joomla 1.5!, abri o ticket [#28906] Administrator template Isis does not show component submenus, cuja imagem de referência era a de referência pode ser vista em com_helloworld-joomla30alpha2pre__submenuproblem.png. Repare nesse caso apenas na não existência do submenu, no topo da imagem no template, diferente do que aparece na parte de baixo da imagem, i.e. o "Messages | Categorires". A falta de estilos no template bluestork de baixo era mesmo esperada.

O que fazer com código que já existe e como ele deve funcionar no 3.0

Especificamente sobre essa questão dos submenus, recomendo que você pare e veja o github.com/Joomla3-Admin-template/joomla-cms/issues/79. Mais do que isso, se você tem interesse e essa decisão lhe afeta, comente e argumente sua opinião. Como na data em que este artigo é escrita, ainda não há uma conclusão sobre como devemos lidar com esse ponto, faço um convite a você, em especial desenvolvedor de componentes, e até mesmo quem for especialista em UI/UX, em ver como deve ser implementado para desenvolvedores de extensões esse ponto específico. Considere em especial:

  • Aceitar sem alterações que o modo atual de como submenus até o 2.5 são implementados funcionem sem alterações, nem alerta de deve ser alterado, no Isis?
  • Aceitar sem alterações que o modo atual de como submenus até o 2.5 são implementados funcionem sem alterações, porém em modo legado, no Isis?
  • Documentar a mudança no gerenciamento de submenus e todos os desenvolvedores atuais a atualizarem suas extensões
  • ...Tem outra sugestão?

Vale lembrar que diferente do que seria esperado, em que discussões seriam feitas ou no joomlacode, ou no Github do CMS Joomla, discussões específicas referentes a UI do Joomla 3.0 está sendo feita em github.com/Joomla3-Admin-template/joomla-cms. Isso quer dizer que se quer testar, reportar erros ou enviar código sobre a nova UI administrativa, use esse outro repositório adicional enquanto tais mudanças não forem implementadas diretamente no repositório principal.

comments powered by Disqus