Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Artigos

Ainda que quem lide com software livre tenda a estar intimamente ligado a códigos fonte licenciados por GPL e assemelhados, que permitem cópia, edição e redistribuição sem prévia autorização mediante citação no código fonte do autor anterior com ou sem intuito de lucro, um autor que aborde rotinas ou documentação de tais softwares pode licenciar sua obra como preferir, e a possibilidade de uso mais restritivo é bom para o ecosistema. O autor pode decidir liberar via curso pago com valor mais baixo que normalmente faria ou até mesmo sem custos, mediante restrições como a não redistribuição do seu material e da garantia de que não terá seu direito autoral renegado.

Leia mais:Direito autoral e plágio em um contexto de software livre: da falta de ética ao crime

Este artigo faz parte da série de voltada a designers focados em Joomla!. Ele enumera alguns pontos comuns que podem levar em especial quem conhece a pouco tempo o CMS Joomla a acreditar que fazer template pra ele é muito dificil ou que não é possível fazer algo inovador e "sem cara de CMS". Minha opinião pessoal é que, se já não aplica em seus projetos, os pontos abaixo podem fazer diferença significativa e desmistificar uma dificuldade aparentemente exagerada, e que pode, ainda que exiga mais esforço, pode não só facilitar como lhe manter em um padrão que você estará a frente do que é bom e aceitável para sua época, dominar a flexibilidade do CMS passa a ser um diferencial que nem mesmo encontraria em outros que em um primeiro momento você consideraria mais fáceis.

Leia mais:Motivos que podem levar a acreditar que fazer template Joomla é muito difícil

Este artigo não é técnico, mas creio que vale a pena deixar registrado. Não que o que vou dizer a esse respeito seja uma verdade absoluta, porém vou dizer do ponto de vista de alguém que acompanhou as discussões internacionais antes mesmo de se tornar público esse versionamento.

Leia mais:Por que o CMS Joomla! mudou da versão 1.7 direto para a 2.5?

Sub-categorias

Posts não relacionados especificamente ao Joomla, provavelmente relacionado a minha vida pessoal ou de de algum intenresse meu.

Este artigo vai conter algumas referências para comandos em bash, que não só é muito útil em servidores, como também em computadores locais baseados em linux.

Dica

Veja uma lista comparativa de command shells na wikiedia.


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid