Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Lar doce Lar

Quem já me conhece, em especial aqueles que é há um longo tempo, sabem que eu tendo a estar sempre estar ocupado com alguma coisa, e, em geral, com várias atividades simultâneas, com maior ou menor intensidade. Nesse aspecto, não falo apenas do ponto de visa profissional, mas de outras áreas da minha vida. E, estranhamente, eu gosto desse rítimo. Se posto este texto é por saber que vai ser mais fácil dar um conrol-V em em uma conversa por messager desse link do que procurar dar algumas explicações, bem como no futuro eu poder olhar pro passado e refletir se fez diferença significativa ou se eu poderia ter ignorado essa tal de parada técnica, visto que quebra, em parte, meu rítimo.

Leia mais:Parada técnica

Google LogoEste é um post curto, apenas pra citar (ou eu me lembrar mais tarde) que este blog hoje tem na index Pagerank 6, e boa parte de outras URLs mais acessadas estão com pagerank 4.

Este blog é relativamente novo, o domínio foi comprado em 23 de Junho de 2009, e em seis meses consegui chegar ao pagerank 6. Sim, hoje em dia pagerank não é mais como nos 'velhos tempos', como eu mesmo comentei no post sobre este blog ter conseguido pagerank 5 em duas semanas 'se puxando' pra melhorar o PR, porém de qualquer forma, na prática, pra maior parte das dos termos ou junções de termos que eu quis otimizar este site para aparecer na primeira página do google, foi possível. Talvez a maior exceção é pesquisas por 'joomla', mas é bem compreensível visto que a maioria absoluta de todos os outros sites tem 'joomla' no nome do domínio.

Como conseguir isso?

Conteúdo relevante

Na minha opinião, creio que seja, em especial, conteúdo relevante. Não necessariamente 'fazer o que todo mundo faz e que todo mundo sabe que dá certo', mas arriscar outros campos. Existem muito mais blogs e sites voltados a usuários finais joomla, até porque existem mais usuários finais do que desenvolvedores joomla, porém partir pra campos menos explorados, mesmo que o número de visitas no seu site seja menor, pode ser uma ótima alternativa na blogosfera. E tem mais: ser original e não apenas copiratear conteúdo dos outros, e entupir o próprio blog só com postagens diárias não necessariamente parece ser uma fonte de sucesso garantido.

Este post está no id 71, e certamente tive menos postagens publicadas do que estas visto que algumas ainda estão por serem terminadas, o que dá uma ideia de que mesmo sem postar demais, ainda assim é possível conseguir alguma coisa no google.

Respeitar descrição

Algo que todos os posts (talvez não todos :) desse blog respeitam é que cada um deles tem uma descrição criada a dedo. Essa descrição é curta, e em geral aparece como comentário no google abaixo da URL quando alguém pesquisa. Essa descrição não foi gerada por um plugin qualquer do Joomla

Respeitar palavras-chave

Da mesma forma que as descrições, os posts tem cada um palavras chaves relevantes ao texto. Tais palavras aparecem realmente no texto e são pertinentes a ele, isto é, não são tão fora de contexto só para ganhar mais usuários ao site. Usuários desde blog chegam nele porque queriam alguma informação que tem nele, não foram 'enganados'. Estas palavras chaves, aliás, não são as mesmas do resto do blog: cada post tem suas respectivas.

As URLs

Meu post anterior discute isso, e vale a pena você ler: URLs bonitas sem extensões: o core Joomla ao seu favor. Importante dizer que as urls foram feitas 'no braço', sem ajudas de extensões, e nem por isso a SEO deste blog foi prejudicada. Ou seja, o core do joomla, bem usado, faz sim milagres.

Sistema de tags

Infelizmente o Joomla não tem um sistema de tags nativo. Creio que foi a unica extensão que uso para dar uma ajudada na SEO e, em especial, facilitar a catalogação de informação por um meio diferente do que menus. Veja todas as tags desde blog.

Referência de outros sites

Ok, eu fui meio desleixado e não publiquei esse site tanto quando eu publico nos sites dos meus clientes espalhando pelos diretórios de pesquisa por aí. Mesmo assim, ao colocar o link no rodapé da assinatura do meu usuário no fórum oficial Joomla, aonde o conteúdo discutido é semelhante ao deste blog, isso certamente deu uma ajuda ao fititnt.org. Outro lugar que eu em especial usei ao meu favor, foi o twitter. Ou seja, mesmo sem 'vender minha alma' por aí, nem por isso o blog saiu perdendo tanto assim, embora com alguma ajuda a mais poderia ser melhor. Ou seja, mesmo que não se tenha muitos domínios apontando para seu site, os que apontam terem conteúdo semelhante, e terem também seu bom PR, fazem diferença.

Considerações finais

Certamente outros pontos ajudaram esse blog a terem um bom desempenho, mas os que citei aqui, na minha opinião, foram os mais pertinentes, em especial relativo ao conteúdo em sí, e não apenas esperar que um site vazio ou que só copia o de outros, só com técnicas de SEO tenha lá algum sucesso garantido e por isso se baste.

 

URL reduzida: http://goo.gl/D1Rh

Como cheguei a pagerank 5 em apenas duas semanasAgora eu realmente achei estranho. Recentemente no twitter tinha até comentado que tinha reparado que no meu próprio site há uma ou duas semanas no máximo, eu tinha pagerank zero. Page rank 3 tá legal naquelas, dois a gente começa a a ficar preocupado, o 1 é fim de carreira mas zero é na index é fim de carreira. Mas o estranho é que apesar de pagerank 0, por pelo menos nas palavras-chaves em que eu estava interessado, meu site no google estava bem, o que me leva realmente a levar em consideração que cada vez mais o pagerank esta valendo menos do que antigamente.

Curiosidade para desatentos, para os que postam muito em fóruns da área de Joomla como no fórum oficial, o simples fato de adicionar um link para um site do mesmo assunto na área faz uma diferença. Na epoca que meu site ainda estava em fititnt.webdesign.eng.br, eu não fiz qualquer outro tipo de promoção, só coloquei o link na minha assinatura para meu blog da época. Duas semanas depois estava PR3 e não tão mal assim para palavras do mundo joomleiro. Outros do fórum oficial como Ronildo e o Daniel Corrêia certamente devem ter experienciado algo parecido. Não sei como anda agora, mas viajando um pouco mais, não é dificil imaginar que qualquer um dos mais ativos na comunidade conseguiria turbinar muito rapido e com pouco esforço qualquer site novo que fossem fazer. De certa forma isso é um estímulo para qualquer joomleiro que até o google te ama se você ajudar outras pessoas em fórums. E para quem ainda não participa, não custa nada iniciar e fazer parte do pessoal que interage no fórum oficial.

Alguns mestres em SEO devem concordar comigo que, pelo menos antigamente, pagerank era MUITO importante pra ser quase determinante sobre a pesquisa. Mesmo que um site qualquer fosse bem otimizado para uma palavra qualquer, se um outro 'não tão otimizado assim' tivesse PR 1 ou 2 a mais, o outro tinha tendência de aparecer na frente, privilegiando grandes sites com domínios antigos.

Tempo vai tempo vem, isso veio mudando. Mas o que aconteceu com esse blog pelo menos me surpreendeu.

Google Pagerank não importa mais!

O pagerank 'elouqueceu'. O Google simplesmente parece estar deixando claro que não quer mais deixar esse fator tão importante como deixava antigamente e, provavelmente para desespero de quem trabalha com SEO para venda e talvez assine contrato baseado em números, o começo de um problema. E anda rolando uns boatos de que o Google pode simplesmente parar de mostrar o PR de qualquer site.

Creio que desenvolvedores web teram de rever seu conceito. Morreu a era em que se podia dizer 'meu site é PR tal' e nasce uma mais complexa 'meu site aparece na primeira página para as palavras balde azul'

Resolvi finalmente dar um rediret permanente do antigo host e domínio [http://www.fititnt.webdesign.eng.br] para o novo [http://www.fititnt.org] Um .htaccess na raiz do meu antigo domínio
Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.fititnt.org/$1 [R=301,L]
garante que o PR e os visitantes da página anterior sejam passados para esta. Alias, eu até o momento não me preocupei formalmente em melhorar a SEO do blog, mas, mesmo assim, apenas praticamente indicando como um dos links da minha assinatura no fórum oficial, eu consegui incríveis PR3 no meu antigo host. Nice?
Eu ainda não fiz a migração completa para o joomla svn 1.6 mais atual. Ainda tenho que resolver umas pendengas, e me extressei. Vi que teria que passar algum tempo editando demais diretamente o banco de dados e eu, sinceramente, estou sem tempo para isso agora. Então vou me concentrar no conteúdo e deixar para daqui alguns dias a atualização.
Resolvi adicionar alguns artigos que por enquanto ainda são rascunhos. É o tipo de coisa que pretendo ir adicionando com o tempo, e se eu tiver tempo. É muita coisa, sim, é verdade, mas é fato que pelo menos não se tem muito aonde achar documentação sobre algumas coisas.

Por enquanto, comecei a adicionar efetivamente Environment e Filesystem. Ambos estão vazios, mas pelo menos JRequest já comeca com alguns exemplos interessantes pra quem não tem muita base de como usar, porém pretendo fazer alguns um pouco melhor.

Por enquanto, ainda não terminei o layout do site. Isso não é prioridade, mas eu realmente tenho que pensar uma forma de estruturar nem o site até para poder exibir bem os códigos. Agora também já tenho um plugin que permite adicionar e executar php/joomla code direto de dentro de um artigo. Porenquanto eu só preciso adicionar < ? php no início e ? > no final. Mas estou pensando em mudar isso porque o plugin edita até mesmo o que está nos arquivos que mostram como fazer ;p . Mas isso é algo fácil de resolver.

Eu acho que mais cedo ou mais tarde vou comecar a fazer tutoriais e colocar aqui. Mas, como esse blog não é foco ( so vai conter o que é de minha autoria ) eu vou procurar algumas comunidades ou locais chaves para divulgar o que eu publicar, então provavelmente haveram dois lugares para a mesma informação. Não sei se vai funcionar muito bem assim, mas, tudo bem.

Edit: 17/06/2009: troquei a alguns dias a váriavel de executar o código php, e tava dando erro neste post xD
Agora está funcionando


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid